O social commerce fará a diferença nos próximos anos

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Mais de um bilhão de pessoas são usuários ativos no Facebook e, de acordo com uma pesquisa realizada pela SocialBakers, plataforma mundial de métricas para redes sociais, o Brasil aumentou sua base de usuários em mais de 10% nos últimos três meses, representando, atualmente, 31,52% do total, com mais de 63 milhões de usuários.

Números que despertam a curiosidade das empresas para essa poderosa ferramenta que auxilia na expansão da visibilidade da marca, além de gerar e mensurar de forma tangível o grau de afinidade com os clientes em potencial.

Desde que a nova timeline foi implementada para todos os usuários, em março deste ano, as páginas do Facebook se tornaram ainda mais atraentes para as marcas, já que a própria foto de capa representa uma excelente oportunidade de divulgação de conteúdo atualizado com mais frequência. Além disso, a ferramenta de informações da rede social fornece análise de dados em tempo real, com dados sobre o alcance semanal de usuários, quantidade de pessoas que curtiram sua marca, replicações da publicação e, também, a possibilidade de promover seu post ou criar um link patrocinado.

As empresas, além da busca por mais visibilidade e clientes para a marca, também estão à procura de uma ferramenta eficiente, que ofereça resultados em tempo real sobre o andamento da sua campanha e que gere uma base de dados para os futuros investimentos.

“O desafio para as empresas é encontrar ferramentas adequadas que, além de ser atraente, que seja realmente funcional e mais do que atrair o público, o novo marketing social precisa ser criativo e se adaptar facilmente para as novas plataformas mobile”, disse Ana Galvão, Diretora de Negócios da Wishpond Brasil, empresa que oferece a primeira plataforma integrada de marketing digital e social, com a qual os clientes podem, em um só lugar, facilmente administrar e executar todas as suas atividades de marketing online.

“As redes sociais têm um enorme potencial para o tão desejado buzz-marketing”, finaliza Ana.

Startup canadense chega ao mercado brasileiro com o desafio de alavancar o social commerce

social commerce fará diferençaCom mais de quinze mil clientes no mundo inteiro e considerada uma das 100 melhores startups do Canadá, a Wishpond chega oficialmente ao Brasil para oferecer a primeira plataforma integrada de marketing online para marcas e empresas.

Com sede na cidade de Vancouver, está no mercado desde 2009 e tem como objetivos principais ajudar empresas a atrair consumidores, analisar seu comportamento e vender melhor.

A empresa já atende mais de 500 clientes brasileiros e a meta é chegar a 3.000 até o fim do primeiro semestre de 2013. Ana Galvão acredita que o Brasil tem um imenso potencial de negócios.

“A empresa acredita que o Brasil atrairá tantos usuários quanto a América do Norte, por conta da maciça presença nas redes sociais, o atual avanço na economia e a realização de dois grandes eventos, a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos, em 2016”, disse Ana.

Soluções completas e integradas

A Wishpond une as ferramentas necessárias para que varejistas e marcas promovam seus produtos por meio de diferentes canais: loja física, dispositivos móveis, redes sociais, além de seu próprio site.

A solução de marketing é pré-integrada com plataformas sociais (Facebook, Twitter, Google+, Pinterest), plataforma de blog (WordPress) e plataformas de e-commerce (eBay, PayPal, Shopify, Etsy e Magento).

Os serviços são oferecidos em mais de 25 línguas, o que facilita a interação com o cliente, como explica o CEO e fundador da empresa, Ali Tajsekandar.

“A necessidade de atrair, orientar e entender os clientes online está crescendo em muitos países, ajudando empresas a evoluir e envolver os seus clientes, através de atividades de marketing e sociais online como promoções sociais e engajamento produto, tudo em suas línguas nativas e moedas é o nosso negócio”, afirmou Ali.

Cinco dicas para aumentar suas vendas no Facebook

Você usa Facebook para promover a sua empresa? Essa é uma pergunta fundamental para desenvolver o planejamento estratégico do negócio.

Conheça cinco ferramentas que lhe ajudam a aumentar as vendas pela rede:

1. Traga a sua loja para o Facebook (Social Store)

Ferramentas possibilitam que você traga os produtos do seu site para o Facebook, integrando sua loja com as melhores plataformas de e-commerce do mercado. Você ainda pode tornar a sua f-commerce visível apenas para os seus fãs.

2.  Crie campanhas e promoções para os seus fãs no Facebook (Social Offers)

Sabe aquela oferta de compra coletiva? Você pode fazer uma sem dividir a receita com as empresas de compra coletiva. O que deixa a sua proposta mais rentável para você. Seus fãs podem adquirir produtos e cupons de descontos por meio do Facebook, além de compartilhar automaticamente as ofertas em suas redes. Os usuários podem acessar a campanha pela sua página no Facebook, dispositivo móvel ou site. A plataforma ainda possibilita criar um banco de dados dos clientes para futuras promoções.

3. Incentive seus clientes a divulgares sua marca no Facebook (Social Buttons)

Customize os botões da sua oferta e incentive seus clientes a divulgarem sua marca pelo Facebook. Você ainda pode ter botões com design exclusivo que se adéquam à sua marca.

4. Estimule seus fãs a votar e competir entre amigos

Coloque seus produtos em votação e faça com que seus clientes escolham qual será a oferta da vez. Oponha times e use seu espírito competitivo para motivá-los a votar e compartilhar.

5. Realize concursos de fotos divertidos que e ganhe novos fãs

Você pode montar um concurso cultural com um vale compras da sua loja e atrair mais gente para conhecer seus produtos. Os fãs enviam fotos e votam em suas favoritas, convidando automaticamente seus amigos a participar do concurso. Com isso você conquista novos fãs e clientes em potencial.

Enfim, investir em social commerce é uma estratégia que potencializa a divulgação da sua marca e dos seus produtos. É um diferencial competitivo de alto valor para quem procura mais conversões e melhor engajamento dos clientes.

O Brasil está se tornando um mercado maduro, com consumidores mais exigentes e que usam a internet, as redes sociais e as opiniões de quem já adquiriu os produtos como meio para fomentar suas decisões. Então, as empresas precisam estar alinhadas à esse novo perfil para se manterem ativas e lucrativas. [Webinsider]

Avatar de Vicente Tardin

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

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