Sim, se o conteúdo é ruim realmente ninguém irá ter o trabalho de acessar frequentemente ou assinar o feed de notícias. Em um outro post eu já havia comentado sobre o fato da maioria das empresas focarem suas comunicações digitais apenas no Facebook e deixando o blog de lado.
E hoje a questão é: de forma prática, o que fazer pra melhorar isso? Criar conteúdo não é algo tão simples, a internet disponibiliza uma infinidade de opções de leituras sobre os mais diferentes assuntos. Para uma empresa, a situação é ainda pior, já que precisa aliar a sua linguagem, os seus produtos ou serviços ao despertar do interesse dos públicos.
Listei algumas dicas, que por mais óbvias que possam ser ainda precisam ser ditas e seguidas pela maioria dos blogs corporativos:
Tema. Aborde assuntos que sejam relacionados com a marca, e eventualmente fale sobre ela diretamente e mostre os produtos. Sim, as pessoas querem ver o que você tem a oferecer, você não precisa fazer isso o tempo inteiro, mas eventualmente pode relacionar o assunto a algum lançamento, por exemplo. Mas cuidado pra não cair na mesmice, se a empresa é de móveis não precisa ficar exatamente falando o tempo inteiro sobre decoração, fale sobre a alegria das pessoas em adquirir os produtos, colete opiniões, fale sobre a qualidade que é feito o produto, mostre a produção, fale sobre construção e a importância de pensar na escolha dos móveis desde essa etapa, fale sobre a vida das pessoas e como elas precisam de móveis diferentes para cada fase… seja criativo.
Público. Tenha claro o perfil do público que quer atingir. Acredite, isso irá facilitar muito o trabalho. E quando falamos em perfil não basta limitar em sexo, idade, classe social. Assim como nos outros canais (off line também), é preciso ter mais informações sobre quem são essas pessoas. Pense em: o que compartilham? O que motivam a comentar? São pessoas com hábito de interagir ou apenas ler?
Métricas. Tenha formas de mensurar os resultados para as metas e objetivos previstos em planejamento. Se você não sabe ou não tem como mensurar o trabalho todo, as dicas deste post não valem de nada. Você realmente não quer saber se está dando certo todo o esforço?
Linguagem. Use uma linguagem padrão que corresponda com o restante da proposta da marca. Cuidado, a maioria peca neste ponto, não misture linguagens. Se você precisar falar com senhoras não vai escrever para adolescentes, não é? Além disso, precisa sempre se lembrar de como a marca se expressa em todo o seu universo para não ocorrer contradições e falta de padrão.
Aprofunde Aproveite que, diferente de muitos outros canais, o blog permite que você faça um aprofundamento do conteúdo; explore mais, mas com inteligência e sem abusar do tempo e da capacidade de compreensão dos leitores. Fazer dois parágrafos repetindo as mesmas coisas com palavras diferentes não é conteúdo inteligente, aceite isso e pesquise mais, explore mais e tenha mais informação a seu favor.
Imagens. Utilize fotos apropriadas, verifique a possibilidade de real uso dessas imagens. As fotos e imagens devem conversar com o texto, se a ideia é transmitir bom gosto use o mesmo para a seleção das imagens. Se o foco é atingir o público teen você não vai utilizar imagens que remetam a vida de uma mulher de 50 anos, certo? Assim como se você ao longo do texto fala em uma linguagem descontraída pra esse público (um ‘miguxes’) você não pode usar uma foto “quadrada”, fria e sem graça.
Frequência. Mantenha frequência de publicações. Talvez essa seja a mais óbvia. Se você não publica com certa frequência, as pessoas realmente vão ter motivos para não acessarem o blog.
Simples não é? Invista em ideias inteligentes, responda as dúvidas do seu público, aproveite o canal ao máximo. E não deixe a marca falando sozinha em um local que tem tantas possibilidades. [Webinsider]
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Fernanda Fabian
Fernanda Fabian (@fernandaf) é analista de mídias sociais, relações públicas, pesquisadora, curiosa, tecnológica, redatora, insistente, blogueira.