Vivemos em um momento plural. Com muitos concorrentes, muitas alternativas, muitos similares. São raríssimos os projetos que são exclusivos e inéditos.
Então, temos um mercado pautado na “chance única”, ou seja, se você não cativar logo no primeiro contato, adeus!
Basta fazer uma simples busca no Google sobre qualquer serviço ou produto e inúmeras alternativas surgirão na tela. É uma competição pelas escassas pepitas de ouro.
E não adianta somente bom posicionamento nos buscadores e uma boa visibilidade, o esmero com a informação precisa estar no mesmo patamar.
Em outro artigo já falei sobre a importância de acertar o alvo com um único e preciso tiro e agora vou além: assim como você, há dezenas de outros snipers mirando no mesmo alvo. E alguns com melhores armas, mais munições e até mesmo treinamento nas tropas de elite!
O conteúdo e a percepção de valor
É comum as empresas e profissionais investirem em um site bem elaborado, com design matador, com ligação com todas as redes sociais existentes e compatível com a maioria dos dispositivos.
E isso é excelente!
Entretanto, já acessei páginas visualmente e funcionalmente maravilhosas, mas com conteúdos sofríveis, confusos, mal escritos e muitas vezes irrelevantes para o seu público-alvo.
Assim, temos uma grave deficiência que vai prejudicar a percepção de valor e, consequentemente, as conversões. E quando falo de conteúdo bem elaborado, não é somente a “redação” desse, há diversos requisitos muito importantes como:
- SEO;
- Sintonia com o público-alvo;
- Alinhamento com os perfis atuais do mercado;
- Análise dos objetivos da empresa;
- Planejamento estratégico da informação;
- Inovação, criatividade e foco.
Enfim, a lista é imensa, mas esses são os principais pontos.
Tecnologia + apresentação + interação + conteúdo
Como já vimos, a tecnologia e a apresentação do seu negócio são fatores importantes e têm grande peso. Mas, para alcançar a estabilidade e um posicionamento condizente com a sua qualidade profissional, ainda temos os outros dois fatores.
Veja, as redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn possibilitaram a criação de relacionamentos e interações muito bons com outros profissionais, prospects e clientes.
Contudo, vemos uma massa de má qualidade a cada acesso a essas redes, não é? Erros de português, posts confusos e falhas na comunicação são rotineiros e recorrentes. É um desperdício de potencial!
Você pode ser um ótimo profissional e a sua empresa ser top, mas se o seu conteúdo não representar claramente isso, é como se você fosse apenas medíocre.
Simples assim!
Contratar um profissional para a elaboração de conteúdo não é motivo de vergonha!
Conheço pessoas que são excelentes em suas áreas de atuação, mas que têm algumas dificuldades em criar informações para os seus negócios. E muitas delas têm vergonha de contratar um profissional para lhes auxiliar nessa tarefa.
Se essa postura se disseminasse, não teríamos mais pedreiros, mecânicos, dentistas, designers!
Uma carreira de sucesso também depende de reconhecer as limitações e buscar as melhores soluções para elas. Vergonha não é buscar orientação, é colocar na vitrine mundial um conteúdo fraco! Concorda?
O mercado não está fácil para ninguém.
E quem se preocupa com todos os detalhes, com todas as vertentes da sua carreira e do seu negócio, é que se destaca.
Até mais! [Webinsider]
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Leia também:
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Eduardo Kasse
Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.
2 respostas
Muito bom Edu.
O fato é como alinhar isso com os investimentos…
grande abraço professor.
A geração de bom conteúdo nessa era de grandes sites de busca e redes sociais é imprescindível!
Um conteúdo bem executado pode trazer belos resultados, e a o inverso também pode trazer maus bocados, vide lojas no Facebook xingando clientes.
Parabéns pelo artigo!