Um bom comercial é como uma boa conversa, você tem alguns segundos para criar atenção e interesse. É preciso usar humor, criatividade, surpresa, e claro, um senso de oportunidade para falar de algo na hora certa.
Um exemplo disso é um filme de 40 segundos chamado “Emma”. Neste anúncio, para falar de papel os criadores recorreram a um… tablet. Nesta contradição reside o gancho e a boa sacação desta peça, que deixa de ser um filme de venda/anúncio para ser um exemplo de história bem contada.
Marido e mulher representam os dois lados opostos, ele ligado em tecnologia e ela apegada a formas antigas de fazer a coisas, a maioria delas envolvendo papel.
Durante 90% do tempo o maridão fica zoando-a, sobre vantagens tecnológicas, das coisas digitais etc. O roteiro é tão objetivo e simples que eles não usam quase palavras, só caras e entonações.
Claro que a grande tirada fica para o final, em que Emma dá o “troco” e provoca a grande virada. O fecho é perfeito e passa perfeitamente a mensagem. Mesmo sendo falado em outra língua, a comunicação é instantânea.
A boa propaganda respeita a inteligência do espectador. É simples, direta, e em tempos de redes sociais, dá uma tremenda vontade de compartilhar.
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Storytelling, transmídia? Saiba antes o que dizer
- É criativo ou é original?
- TV, rádio, internet ou tudo isso, o importante é a comunicação
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Roberto Tostes
Roberto Tostes (@robertotostes) é profissional de comunicação e web na área de marketing digital e design gráfico. Publicitário e escritor. Possui o blog robertotostes.com/.