A Associação Paulista das Agências Digitais (APADi) lança, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de São Paulo (Sebrae-SP), o Guia de e-Commerce, uma publicação gratuita para orientar o empreendedor a entrar em um negócio eletrônico de maneira profissional.
Criado a partir da experiência de um comitê formado por alguns dos principais especialistas do Brasil, profissionais que juntos já desenvolveram mais de 400 lojas virtuais, o Guia apresenta de maneira integrada e num único local um passo a passo didático de como montar o negócio, explicando ao empreendedor por onde começar e a que prestar atenção em cada momento do projeto:
- Planejamento;
- Plataforma e tecnologia;
- Integrações;
- Comunicação visual;
- Gestão de conteúdo;
- Operações e logística;
- Serviços financeiros;
- Marketing digital.
“Pela primeira vez temos um conteúdo baseado na experiência prática de profissionais de alto nível, que fizeram um trabalho voluntário durante sete meses. A proposta deste comitê é contribuir para a redução da taxa de mortalidade no e-commerce. Atualmente, a grande dificuldade de inclusão digital empresarial é gerada pela deficiência de know-how tecnológico e falta de conhecimento das especificidades do negócio eletrônico. Isto faz com que muitos e-commerces não passem do primeiro ano de vida”, declara Cláudio Coelho, presidente da APADi. “Esperamos desmistificar alguns conceito errôneos que circulam entre o público geral. Por exemplo, a maioria das pessoas imagina que, para um e-commerce funcionar bem, basta o investimento em plataforma. Na prática, para um projeto de sucesso, o custo da plataforma deve ser de 15% a 20% do capital total, o restante deve ser investido nas outras áreas, principalmente em divulgação”, enfatiza.
Para o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano, o Guia chegou em um momento extremamente importante. “A internet tem sido uma opção muito procurada pelos empreendedores. Não basta só vontade, é preciso planejamento como todo e qualquer negócio. Para quem acha que é só fazer uma página e colocar no ar, já está começando errado”, explica Bruno Caetano. “Os primeiros anos de abertura de uma empresa são delicados para os pequenos e microempreendedores, com alta taxa de mortalidade. O Sebrae-SP e a APADi reuniram especialistas capazes de mapear erros e oportunidades do e-commerce, dicas que ajudarão o proprietário do site a buscar sempre a melhores soluções.”
Thiago Sarraf, líder do comitê que desenvolveu o Guia de e-Commerce APADi, explica que é fundamental que o empreendedor do mundo virtual aprenda a lidar com parcerias e processos de atendimento ao cliente. “A equipe tem que ser qualificada, entender de marketing digital e da tecnologia do e-commerce, precisa ser orientada ao sucesso do negócio e ao bom atendimento ao cliente. Um dos pontos críticos de um sucesso do e-commerce são as parcerias estabelecidas, principalmente na logística de distribuição dos produtos. É preciso trabalhar muito alinhado ao parceiro para evitar devoluções, danos ao produto e reclamações do consumidor”.
O Guia de e-Commerce APADi inclui modelos de referência para o empreendedor: um roteiro de planejamento digital, planilhas de controle de estoque e fluxograma de pedidos. Além disso, ensina como calcular o retorno sobre o investimento, dá dicas financeiras que ajudam a evitar fraudes, esclarece os termos técnicos e jargões do meio e apresenta todos os tipos de plataformas oferecidas pelo mercado e quais suas vantagens e desvantagens.
O Guia de e-Commerce da APADi é uma publicação gratuita e pode ser baixada no site http://www.apadi.com.br/guiaecommerce.
Créditos da capa e da ilustração – Agência Twist.
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Quer escapar da economia estagnada? Pense em e-commerce
- O e-commerce vai bombar em 2013. Sua loja está preparada?
- Vendas online: Brasil supera o consumo de mercados maduros
…………………………
Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.
Uma resposta
Parabéns ao Roberto Calderón pelo excelente trabalho com o Guia de e-commerce e pela plataforma
http://www.modatrade.com.br
que apresenta toda a estrutura para um e-commerce de sucesso.