Há alguns anos, quando eu ainda estava na faculdade, participei de uma semana sobre sustentabilidade. Na ocasião, havia muito conteúdo interessante sob os mais diversos formatos: palestras, debates, vídeos. No terceiro dia de eventos, assisti a uma apresentação sobre o uso consciente da água. Era um conteúdo realmente rico e bem apresentado, com uma pesquisa realizada em diversos países, mas o que me chamou a atenção foi o público presente: menos de dez pessoas. O episódio, além de estarrecedor, serviu para me mostrar o quão crucial é atrair audiência. De nada adianta você desenvolver um produto moderno e acessível, criar um conteúdo original e completo ou ter um serviço que se adequa perfeitamente às necessidades do mercado, se você não é visto, acessado e comentado. E quando falamos de comércio virtual, essa máxima não se altera, logo, incrementar as visitações do seu e-commerce deve ser considerado um item de suma-importância no seu planejamento.
Confira abaixo algumas dicas simples, mas eficazes, de como isso pode ser feito:
SEO. Utilize técnicas de SEO para otimizar seu site. Mesmo algumas poucas mudanças rápidas, como utilizar palavras-chave relevantes para seu público, contribuem para que as plataformas de busca encontrem sua loja mais facilmente e, por consequência, conduzam a uma indexação mais precisa.
Premiação. Concursos e promoções são excelentes maneiras de ampliar o tráfego em sua loja virtual, especialmente quando há grandes premiações envolvidas. O incremento no número de visitas e vendas, geralmente, tende a pagar com sobras o custo do prêmio distribuído.
Contato. Parece mentira, mas é comum encontrarmos lojas virtuais com informações incompletas, ou mesmo ausentes, sobre elas mesmas! Apresentar endereço de e-mail, telefone, endereço físico e, é claro, seu site, de maneira clara nos materiais promocionais e assinatura de e-mail é básico. E auxilia a ampliação de visitas em seu e-commerce.
RSS. Permita que as pessoas que acessam o conteúdo do seu site o recebam com frequência, disponibilizando um feed RSS de seu blog. Dessa forma você aumenta as chances de que seus leitores multipliquem seu conteúdo de maneira orgânica.
Blogs e fóruns. Além de manter um blog no próprio site da sua loja, a participação em outros blogs e fóruns, corrobora a presença online da sua marca. Só não se esqueça de manter um perfil atualizado, com links que redirecionem para o seu site.
Mas, é claro, nem todo o tráfego do mundo será a garantia de que suas vendas irão aumentar. Outros pontos importantes, como a navegabilidade de sua loja virtual, o relacionamento construído com seus clientes e a qualidade do produto/serviço que a sua empresa oferece, também impactam decisivamente no sucesso de seu e-commerce. [Webinsider]
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