Não importa a área da empresa em que você atua, pois se você ocupa um cargo gerencial saiba: 70% do clima organizacional é sua responsabilidade. E, para que você se saia bem no cargo de gerente, é necessário possuir alguns conhecimentos:
- Técnicos. São específicos para que o gerente possa utilizar métodos, técnicas e equipamentos necessários à realização de determinadas tarefas. Esses conhecimentos técnicos poderão ser adquiridos por meio da sua experiência, educação e / ou treinamento.
- Interpessoais. Engloba conhecimentos e habilidades para comunicar, negociar, decidir, liderar, motivar, delegar, avaliar e treinar seus colaboradores.
- Administrativos. Envolvem conhecimentos para planejar, organizar, coordenar e controlar as atividades, as pessoas e os recursos produtivos.
- Organizacionais. Envolve habilidades e conhecimentos para que o gestor compreenda a complexidade da organização, seus aspectos estruturais, a filosofia, missão, valores, cultura, estilo de gestão e o ajustamento dos colaboradores a empresa, tentando conciliar os objetivos individuais aos objetivos organizacionais.
- Estratégicos. Referem-se às condições para fazer funcionar a área pela qual o gerente responde dentro de uma perspectiva de curto, médio e longo prazo. Possuindo esses conhecimentos o gestor será capaz de aplicar conceitos de forma a combinar as quatro áreas já descritas anteriormente, considerando os projetos econômicos e sociais da empresa a realidade do negócio, às exigências da conjuntura e estratégias para o futuro.
Principais habilidades gerenciais
Existem algumas habilidades que são mais associadas ao sucesso gerencial, as quais deverão ser mais detalhadamente definidas com o passar do tempo
- Planejamento e Organização. Capacidade de planejar e organizar suas próprias atividades e as do seu grupo, estabelecendo objetivos mensuráveis e alcançáveis.
- Controle administrativo. Capacidade de valorizar a necessidade de controles e a manutenção deles sobre os processos.
- Delegação de tarefas. Capacidade de utilizar de forma eficaz seus colaboradores, delegando-lhes responsabilidades conforme suas capacidades e focalizar onde melhor possa tomar decisões.
- Análise de problemas. Capacidade de buscar os dados pertinentes a um determinado problema e determinar o âmago da questão.
- Julgamento. Capacidade de chegar a conclusões lógicas com base nas evidências disponíveis.
- Prontidão decisória. Capacidade de decidir, julgar ou resolver problemas prontamente e bem.
- Comunicação oral. Capacidade de se expressar com bons resultados em situações individuais ou grupais.
- Apresentação oral. Capacidade de apresentar ideias e fatos de maneira clara e convincente.
- Comunicação escrita. Capacidade de expressar por escrito suas ideias, de forma clara e objetiva.
- Persuasão. Capacidade de organizar e apresentar ideias de modo a induzir o ouvinte a aceitá-las.
- Sensibilidade e Flexibilidade. Capacidade de perceber e reagir adequadamente às necessidades dos outros.
- Percepção auditiva. Capacidade de captar informações relevantes a partir de comunicações orais.
- Amplitude de interesse. Abertura e diversidade de interesses. Interesse pelo ambiente pessoal e organizacional e desejo de participar ativamente dos acontecimentos.
- Energia. Capacidade de atingir alto nível de atividades (garra).
- Criatividade. Capacidade de apresentar soluções inovadoras para situações de trabalho.
- Liderança. Capacidade de levar o grupo a aceitar ideias e a trabalhar atingindo objetivos específicos.
- Aceitação de riscos. Capacidade de aceitar riscos premeditados com base no conhecimento das consequências.
- Iniciativa. Capacidade de iniciar um trabalho por conta própria e influenciar o curso dos acontecimentos.
- Tolerância ao estresse. Capacidade de manter estáveis os padrões de desempenho quando em situações de pressão e oposição.
[Webinsider]
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Julio Cesar Santos
Julio Cesar Santos (@profi59) é professor, consultor e palestrante. Autor do livro: “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e coautor de "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados". Blog: Profigestão.