“Devo ter uma conta no Facebook?” “E o Twitter, vai acabar?” “Google+, o que é isso?” “LinkedIn…?” Essas são algumas perguntas que tenho ouvido de clientes ao me questionarem sobre a importância ou necessidade de ter um perfil nas mídias sociais.
A primeira orientação que dou é: não há necessidade de estar presente em todas as redes sociais e sim verificar qual a mais adequada para seu negócio e trabalhar essas mídias com produção de conteúdo coerente com público e perfil da rede. Sim, com produção de conteúdo regular. Isso, porque se for para alimentar seu perfil uma vez por mês, talvez seja mais adequado e honesto com seu público nem ter o perfil. Cria uma perspectiva que não é atendida.
Outra orientação é quanto ao modismo. Já teve a época do Orkut, depois veio o Twitter e a bola da vez é o Facebook. Não é para menos, afinal, o site de Mark Zuckerberg tem um bilhão de pessoas cadastradas. Ok, está todo mundo no Facebook, mas será que vão curtir sua página?
Outra questão a ser levada em consideração é o objetivo da presença digital. Esses objetivos podem ser:
- Comercial;
- Marketing;
- Vendas;
- Relacionamento;
- Responsabilidade social;
- Sustentabilidade;
- Fortalecimento de marca, etc.
Seja qual for, é necessário o acompanhamento para atingir suas metas, e lembrar que toda empresa tem objetivos comerciais e que estes não podem ser prejudicados em função de sua presença digital. Acrescento essa questão, pois pode ser que um mal atendimento ou uma comunicação inadequada nas redes sociais atrapalhem diretamente o processo de vendas da empresa.
Antes de escolher sua mídia social tente responder essas perguntas:
- Por que estar presente numa mídia social?
- Será que meu público está disposto a curtir ou seguir meu conteúdo?
- Em qual mídia social devo trabalhar?
- Qual conteúdo devo compartilhar?
- Vou trabalhar apenas textos e imagens, ou tenho condições de produzir vídeos e infográficos?
- Qual regularidade de postagem devo ter?
- Será que vou dar conta de produzir conteúdo para meu perfil, além de tudo que eu faço?
- Eu tenho um nome forte na minha área de atuação, vale a pena trabalhar meu perfil ou somente o da empresa?
- Qual tipo de interação vou ter com meus seguidores?
- Estou preparado para críticas?
O que proponho é que você faça uso das mídias sociais de forma produtiva e eficiente para obter resultados efetivos. Ou seja, planeje-se! Busque informações e amplifique sua capacidade de divulgação da empresa através das mídias sociais. [Webinsider]
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Patricia Canarim
Patricia Canarim (@patriciacanarim), jornalista atuante em marketing e presença digital com especialização em Informação Estratégica pela UFMG. Professora nos cursos online da Nautilos Marketing Digital. Mantém o blog Patricia Canarim.