Pesquisa realizada pelo Professor Luis Marins (COMMIT) com 250 empresários constatou o perfil ideal dos funcionários para as organizações.
Houve certa surpresa nas respostas dos empreendedores, pois ele – assim como muitos – acreditava que o melhor funcionário seria aquele mais inteligente ou brilhante.
Veremos abaixo as principais respostas desses empresários, em ordem de importância:
- Não é o mais inteligente nem o mais brilhante – disse a maioria – mas “o mais comprometido”. É aquele funcionário engajado com o sucesso da empresa, com o sucesso dos produtos, com o sucesso dos clientes, o sucesso do seu chefe e até com o sucesso dos seus subordinados.
- É aquele que ajuda seu chefe a tomar decisões e ajuda seus colegas, ensinando-os e aprendendo com eles.
- É aquele que atende aos pedidos imediatamente, não deixando para depois os apelos da empresa, do chefe e dos próprios colegas.
- É aquele funcionário que está sempre disposto a colaborar, mesmo que a tarefa não seja de sua responsabilidade.
- O melhor funcionário é aquele que emite opiniões positivas, participando de decisões e controvérsias.
- É aquele que “veste a camisa da empresa”; que “briga” pela empresa e demonstra interesse pelas “coisas” da organização, querendo saber sobre o seu passado, a data da fundação e outras informações.
- O melhor funcionário é aquele que termina as coisas que começa e presta atenção aos detalhes daquilo que faz.
- É aquele que demonstra estar feliz no ambiente de trabalho.
- O melhor funcionário é o que “repassa” informações aos seus subordinados, não guardando conhecimento para si como forma de demonstrar poder.
- É aquele que não fica olhando toda hora para o relógio, na hora de ir embora.
- O melhor funcionário é ético. Ou seja, ele não mente para os superiores e nem para os subordinados.
- É aquele que respeita seu ambiente de trabalho e não grita pelos corredores, veste-se adequadamente e respeita a opinião de seus colegas mesmo quando discorda delas.
- Finalmente, o melhor funcionário é aquele que prepara um subordinado para substituí-lo, pois ele não tem medo de “sombra” porque é competente.
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
- O robô e o poeta: para ser um profissional completo, vá além
- Carreira e genialidade combinam muito bem
- Gestão de si mesmo
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- Digitalks – Marketing digital para profissionais – digitalks.com.br
- Ecommerce School – Especializada em comércio eletrônico, redes sociais e marketing digital – ecommerceschool.com.br/webinsider/
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Julio Cesar Santos
Julio Cesar Santos (@profi59) é professor, consultor e palestrante. Autor do livro: “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e coautor de "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados". Blog: Profigestão.