Domínio com correspondência exata já não tem tanto peso

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Hoje vamos falar um pouco sobre domínios com correspondência exata. Recentemente, o Google lançou uma atualização de seu algoritmo com o objetivo de reduzir o peso dos domínios de correspondência exata. Certo, mas como isso afeta você?

Um domínio de correspondência exata é quando você insere no domínio a palavra-chave ou termo que considera melhor para pesquisa. Por exemplo, se você possui uma empresa de aluguel de brinquedos para festa seria algo como “aluguebrinquedosparafestas.com.br”. Exemplo de domínio inexatos seriam aqueles que valorizam a marca como o domínio do “nautilos.com.br”.

Até a recente atualização do Google, era mais fácil obter uma boa indexação quando se possuía um domínio de correspondência exata, o problema é que, muitas vezes, sites de baixa qualidade, que não se preocupavam em oferecer conteúdo regular obtinham boa classificação, e por vezes, eram colocados acima de sites de qualidade, simplesmente por terem domínio de correspondência exata. Muitos sites com domínio de palavra-chave foram criados e muitos com URLS feias. Atualmente o Google está avaliando com mais critérios o conteúdo dessas páginas e as que não possuem bons conteúdos foram sumariamente reclassificas para baixo.

Alguns sites já sentiram a mudança, outros não perceberam nada, mas o fato é que sites com bons conteúdos têm preferências sobre aqueles que possuem apenas um domínio exato e não oferecem informação atualizada. Por isso, sites que antes não possuíam boa colocação e seus domínios não eram exatos agora melhoraram de posição. É claro que o Google ainda vai levar algum tempo para avaliar e corrigir todos os sites da web, mas fique atento: o domínio exato perdeu força de otimização.

A idade do seu domínio é definitivamente um fator importante. Então, se o seu site possui um ano ou menos de idade você deve se preocupar em publicar bom conteúdo, pois estes estão mais suscetíveis aos ajustes e certamente serão os primeiros a serem afetados. Se o seu site é mais velho do que isso provavelmente você ficará bem, desde que esteja seguindo as boas práticas de otimização, oferecendo conteúdo e informação relevantes e atualizados para o seu visitante.

Agora, há um monte de coisas que você pode fazer se tiver sido atingido, e eles são, essencialmente, as boas práticas de SEO. Valorize sua marca. Trabalhe seu site em torno do que tem de melhor para oferecer. Trabalhe bem as redes sociais. Use o e-mail marketing com cautela para garantir uma boa impressão da sua empresa. Você não precisa de domínios de correspondência, você só precisa de um bom negócio e boa prática empresarial.

Esta atualização do Google vai acontecer periodicamente. A atualização não tem a intenção de penalizar domínios de correspondência exata, mas apenas reduzir seu valor. Agora está mais equilibrado, domínio com ou sem palavras-chave não fazem muita diferença. Se você ainda prefere um domínio com correspondência exata pode tê-lo, mas saiba que não vai ter qualquer vantagem especial.

É como eu disse, o melhor mesmo é seguir as boas práticas de otimização, esse será sempre o melhor caminho para conquistar uma boa posição no Google.

Conheça o curso online gratuito Introdução à internet, que oferece sobre internet e marketing digital.

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Avatar de Paulo Érico Canarim

Paulo Érico Canarim (@PauloCanarim) é diretor pedagógico da Nautilos Marketing Digital e diretor comercial da VinicciBrindes. Mais no Facebook.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *