Dentre todas as inovações tecnológicas recentes, poucas delas trazem uma essência tão afeita ao endomarketing quanto as redes sociais. As premissas do marketing voltado para o público interno vão diretamente ao encontro dos principais benefícios que as mídias sociais oferecem aos seus usuários.
A importância de um time que fale a mesma língua, comungue valores, objetivos e inspirações é crescente no meio corporativo. É um diferencial do qual as companhias não podem mais abrir mão. E é neste cenário que o conceito de rede social encaixa-se com peculiar perfeição. As redes objetivam construir comunidades que orbitem em torno de interesses comuns e experiências compartilhadas em uma crescente e incessante (re)criação de ideias. E isso se encaixa harmoniosamente aos anseios empresariais de agregar, ao redor da marca, um grupo especial de pessoas que, mais do que experimentar aquela assinatura, escrevem sua história no dia a dia.
Por meio das redes, é possível criar um relacionamento entre empresas e funcionários, aumentar a sensação de pertencimento por parte do time e gerar uma integração dinâmica, disseminada pelos empregados, conferindo mais credibilidade ao processo de endomarketing.
Para isso, entretanto, é fundamental uma dose de coragem, sinceridade e integridade por parte da liderança da empresa. A timidez no uso interno de mídias sociais revela um tabu ainda estabelecido, principalmente no aspecto nacional. Ainda há um receio excessivo sobre a informação e seus caminhos pelas redes. Medo baseado na crença utópica de que essa informação possa ser controlada, sem as redes.
Não pode e essa é a notícia boa.
Sem controlar a informação, os gestores do marketing interno podem encontrá-la em sua forma mais genuína, sem filtros e, possivelmente, mais sincera. Caberá a eles trabalharem com ela, identificando os pontos positivos e as oportunidades de melhoria daquele grupo. A possibilidade? Construir uma relação muito mais sólida e sustentável com seu público interno. E como último recurso para ganhar a simpatia da área financeira: com chances reais de gastar muito menos.
Pense nisso! [Webinsider]
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Raphael Santos
Raphael Santos é publicitário, especialista em endomarketing, palestrante e sócio da Ilumminatti Comunicação e Design.