Plano de App Store Marketing ajuda a destacar o seu aplicativo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Segundo a Bloomberg em outubro de 2012 as app stores mais acessadas do mundo, iTunes e Google Play atingiram cerca de 700 mil aplicativos cada uma, e segundo a empresa Adevem, a Apple deve acrescentar em sua app store em 2013 mais 435 mil aplicativos, enquanto a Google Play deve alcançar 1.000.000 de aplicativos em até julho de 2013 segundo o site Mobile Expert.

Já as app stores da Nokia (OVI Store), Microsoft (Windows Phone Marketplace) e Blackberry (BB App World) correm por fora para aumentar não só o número de aplicativos em suas lojas como trazer cada vez mais soluções que sejam importantes para seu público.

De acordo com a Nielsen, 85% dos brasileiros utilizam SMS, 75% utilizam redes sociais e 74% utilizam aplicativos em geral.

Já a ABI Research (março de 2013) prevê que 56 bilhões de downloads de aplicativos de smartphones serão baixados em 2013. Se dividirmos por sistema operacional: 58% vai ser por Google Android, 33% por Apple iOS, 4% por Microsoft Windows Phone e 3% por meio de BlackBerry.

Dicas essenciais para fazer o seu aplicativo aparecer

Quando consideremos esta montanha de números e olhamos para nosso aplicativo, imaginamos como nos destacar entre os inúmeros apps.

Checklist

  1. A primeira solução é iniciar um plano de App Store Marketing;
  2. Feito isso, é preciso desenvolver soluções de otimização dos seus aplicativos (App Store Optimization), para que ele seja encontrado nas app stores;
  3. Criar releases sobre seu app é uma prática que vai permitir um número maior de downloads e compra dos seus aplicativos;
  4. Responder aos comentários e críticas das app store e também chamar o usuário para comentar e interagir na página do aplicativo que vai ajudá-lo muito na sua estratégia de App Store Optimization.

Enfim, além de ter um excelente aplicativo é preciso pensar de divulgação e interação, pois hoje, as recomendações dos usuários e as discussões positivas têm grande peso no sucesso de um produto.

Fontes:

http://www.businessweek.com/news/2012-10-29/google-says-700-000-applications-available-for-android-devices

http://mobilexpert.com.br/mercado-telecom/materias/1895/google-play-atingira-1-milhao-de-apps-disponiveis-em-2013

http://www.portioresearch.com/en/blog/2013/fast-growth-of-apps-user-base-in-booming-asia-pacific-market.aspx

http://www.abiresearch.com/press/android-will-account-for-58-of-smartphone-app-down

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Acompanhe o Webinsider no Twitter e no Facebook.

Avatar de Armando Ferraz Santos

Armando Ferraz Santos (armando@targetdigital.com.br) é especialista em vendas online e soluções para mobile marketing e desenvolve projetos para a Target Digital. No Twitter é @Armanrulla.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *