Mereça o respeito e a recomendação de seus clientes e eles irão fazer todo o resto.
Andy Sernovitz, autor de Word of Mouth
Quanto vale uma pessoa falando sobre você? Isso mesmo. Mais do que buzz, mais do que engajamento, muito mais do que divulgação. Quanto vale um cliente feliz, falando sobre a sua marca? O quanto foi bacana comprar e receber o produto? O quanto ele realmente se surpreendeu? Quanto vale?
Em um tempo onde a publicidade fake parece dominar (seja o seu banco ou operadora de celular), onde os budgets mascaram as opiniões ruins como ruídos e as redes sociais parecem ser o único criador de monstrinhos capazes de assustar diretores de marketing… tem gente pensando ao contrário. Sobre algo que sempre esteve presente em todos os negócios. Da cadernetinha ao Social Business. Aquele Talk About que faz toda a diferença.
Enquanto o social parece tentar ser cada vez mais mídia e esquece de ser business, um manifesto, como do Word of Mouth, é um ótimo presente para qualquer empresa que queira realmente vencer.
Respondendo a pergunta
Quanto vale um comentário? Muito. Afinal são as indicações reais, são o sonho do marketing. Mas e se esse comentário for negativo? Se você perguntar para quem escuta, aprende e corrige, vale ainda mais, pois evita a perda de clientes atuais e até a de futuros. E quanto vale tudo isso?
A resposta é simples. 40% do seu budget de marketing.
Oooopa! Como assim? Invisto em mídia, jornal e revista… como os comentários podem ser 40%?
Basta pensar os motivos por que você compra. Tirando propaganda, uma promoção ou um vendedor muito bom, o resto são os comentários. E quando falo de comentários vale a opinião de amigos, colegas de trabalho, aquele tweet do especialista ou mesmo o vídeo de um blogueiro. Enquanto a publicidade desperta o desejo, a opinião confirma a venda.
Parece tão simples, mas na hora de vender, tem muita gente esquecendo o que até a vovó sabia.
Anote e entenda
Para ajudar você a lembrar de tudo isso. Aqui vai um Manifesto, do livro Word of Mouth, contando exatamente o que você precisa fazer, para que seus 40% sejam garantidos. Então anote e aprenda:
- 1. Seja sempre ético e correto em primeiro lugar. Sempre.
- 2. Clientes felizes são a sua melhor propaganda. Faça as pessoas felizes.
- 3. Marketing é simples: incentive o respeito e a recomendação dos clientes que a propaganda vem de graça.
- 4. Ótimos serviços iniciam por sempre uma ótima conversação. Entenda isso.
- 5. Com o tempo, você aprende que marketing é o que você faz e não o que você diz.
- 6. Opiniões negativas são sempre uma oportunidade. Escute e aprenda.
- 7. As pessoas estão falando. Sua única opção é se juntar ou não à conversa.
- 8. Seja interessante para o mercado ou seja invisível como os demais.
- 9. Se não vale a pena as pessoas falarem sobre, não vale ser feito.
- 10. Faça a história da sua empresa ser uma ótima história.
- 11. Todos preferem trabalhar em uma empresa sobre a qual as pessoas querem comentar.
- 12. Use o poder das opiniões para fazer as empresas tratarem melhor as pessoas.
- 13. Marketing honesto gera muito mais dinheiro.
Terminou? Quer uma dica? Leia novamente pensando na sua empresa de telefonia. Sério. Cada um dos itens, leia e veja o que fazem ou o que não fazem mesmo. Volte e experimente (acredite, pequeno gafanhoto. Volte e releia).
Releu? Pronto mesmo? Tente agora com uma empresa que você ama. Pode ser a última que indicou ao seu amigo. Parece chato, mas volte e releia para ver a diferença… (nada de ser apressado. Volte e leia de verdade.)
Agora você sabe a real diferença do Talk About na sua vida. Para quem leu três vezes.. Quaaaanta diferença.
O Talk About na prática
Para não dizer que apenas te gerei mais dúvidas e não ajudei em nada, aqui vão cinco dicas rápidas para colocar em prática agora mesmo no seu negócio, empresa ou emprego. Dicas simples e práticas para incentivar você a pensar e fazer o mundo falar novamente sobre você:
- 1. Pesquise nas redes pessoas e clientes falando sobre você agora mesmo.
- 2. Adicione um “indique a um amigo” em todas as páginas, sites ou redes sociais.
- 3. Crie nesse momento tópicos simples para as pessoas falarem sobre você.
- 4. Convide alguém para participar da conversa e falar sobre em um blog.
- 5. Crie ainda uma opção de “envie uma oferta / desconto” para alguém.
Simples assim. Agora é com você. Ache o seu #talkabout e #vamosconversar. [Webinsider]
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Leia também:
- Quantos clientes você precisa?
- Segmente seu mercado e seus clientes
- Quanto tempo você precisa?
- Qual é mesmo o meu trabalho?
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Iuri Brito
Iuri Brito, o @GoUp no Twitter, é publicitário, mestre em planejamento, fundador da agência digital prumos.com e prêmio Talento Empreendedor. Hiperativo, vive hoje em New York e São Paulo.