Ter presença online não é mais estratégia, é necessidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O total de pessoas com acesso à internet no Brasil no primeiro trimestre de 2013 chegou a 102,3 milhões, segundo o IBOPE Media. O crescimento foi de 9% sobre os 94,2 milhões divulgados pelo IBOPE Media no terceiro trimestre de 2012.

Esse número considera pessoas de 16 anos ou mais de idade com acesso em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses e outros locais), além de crianças e adolescentes (de 2 a 15 anos de idade) que têm acesso em casa.

Evolução do número de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente, em milhões – Brasil – 3º trimestre de 2012 a 1º trimestre de 2013

pessoas_com_acesso_a_internet

Pessoas de 16 anos ou mais de idade com acesso em qualquer ambiente e pessoas de 2 a 15 anos com acesso em domicílios. Fonte: IBOPE Media

Segundo Janette Shigenawa, diretora do IBOPE Nielsen Online, atingir esse número de usuários confirma a importância da internet para os brasileiros nos últimos anos.  “É a demonstração de que há, no Brasil, um público relevante consumindo, interagindo e comentando informações sobre as marcas e os produtos nesse novo mundo digital”, afirma Janette. “É a massificação do acesso e o processo de democratização da informação, cultura e educação”, completa.

Trabalho e domicílios

O acesso no local de trabalho ou em domicílios chegou a 76,6 milhões no segundo trimestre de 2013, o que significou um aumento de 5,3% sobre os 72,7 milhões do primeiro trimestre de 2013 e de 12,6% em relação aos 68 milhões do segundo trimestre de 2012. Já o número de pessoas que moram em domicílios com acesso a web foi de 73,7 milhões no segundo trimestre de 2013.

Número de pessoas com acesso, em milhões – Brasil

domicilios

Em domicílios, pessoas com 2 anos ou mais de idade; nos demais ambientes, pessoas com 16 anos ou mais de idade Fonte: IBOPE Media

Quando se considera o número de usuários ativos no mês de maio de 2013, o Brasil alcançou a marca de 56,4 milhões em casa ou no trabalho, sendo 5% mais que no mês anterior. Em domicílios, o número de usuários ativos foi de 47,1 milhões.

Evolução do tempo de uso por pessoa, número de usuários ativos e número de pessoas com acesso – Brasil – trabalho e domicílios – abril de 2013 e maio de 2013

acessos

Fonte: IBOPE Media

Entre os usuários ativos em casa ou no local de trabalho, as categorias de sites que mais registraram crescimento do número de usuários únicos em maio estão relacionadas ao Dia das Mães, como ocasiões especiais, com aumento de 7%, cartões virtuais de felicitação, com evolução de 8%, e flores e presentes, categoria que cresceu 43%.

Então, ter uma presença online de qualidade e apresentar conteúdos relevantes pode encurtar os caminhos para a prosperidade empresarial.

Para isso, é importante conhecer muito bem o negócio, os produtos e os serviços e pensar em diferenciais e inovação focados no público-alvo. É fazer as pessoas e consumidores perceberem o valor do que você tem a oferecer. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Avatar de Vicente Tardin

Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *