O setor de franquias no Brasil cresceu 16,2% em 2012 e atingiu o faturamento total de R$ 103 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A distribuição geográfica das mais de 2.426 redes em todos os Estados brasileiros, contudo, ainda é um desafios para as marcas. Uma das soluções que tem ganhado espaço neste setor para superar esse desafio é a adoção de redes sociais corporativas. Os benefícios dessa solução e seu processo de implantação em franquias estão disponíveis no white paper Redes Sociais Corporativas para Franquias.
É perceptível a dificuldade em se criar e manter uma unidade interna, mas as redes sociais corporativas funcionam bem como ferramentas de integração e comunicação, e já é comum que franqueadores invistam em comunicação interna e ferramentas de endomarketing para aprimorar a gestão sobre os negócios e potencializar o crescimento de seus franqueados.
Com o objetivo de orientar empresários de franquias a implantar uma rede social corporativa neste tipo de organização e apresentar seus benefícios, a SocialBase produziu o white paper “Redes Sociais Corporativas para Franquias”.
Esses sistemas podem ser usados para facilitar o diálogo entre franqueador e franqueados, entre os próprios franqueados e dentro das unidades franqueadas. As redes sociais internas geram colaboração, amenizam a distância geográfica existente entre as unidades, incentivam a comunicação interna e podem estimular a produção de ideias inovadoras.
White paper
O e-book foi desenvolvido para ajudar a criar soluções de engajamento entre todos os membros da cadeia produtivas das franquias e responde questões como:
- Como funciona o sistema de franquias empresarial?
- Quais são as características comuns das redes de franquias.
- Como implantar uma rede social corporativa em minha franquia?
Além de trazer detalhes do processo e de como os benefícios atingem todos os franqueados.
O material educativo, que pode ser baixado gratuitamente, mostra os benefícios das redes sociais corporativas para franquias e também contém um guia completo para implantar uma ferramenta do gênero em uma franquia de qualquer porte. Baixe aqui. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Sua empresa ainda vai ter uma rede social corporativa
- Rede social digital corporativa: é preciso uma nova visão
- Como mensurar resultados em redes sociais corporativas?
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- Ecommerce School – Especializada em comércio eletrônico, redes sociais e marketing digital – ecommerceschool.com.br/webinsider/
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Radamés Martini
Radamés Martini (@RadaMartini) é diretor executivo da SocialBase, empresa de base tecnológica totalmente focada no desenvolvimento da rede social corporativa que leva o mesmo nome da empresa. Mais informações em: @socialbasebr, no blog blog.socialbase.com.br e no facebook.com/socialbase.