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Com a ajuda do Blogger criei meu primeiro blog em 2005 para servir de suporte ao podcast VCP.
O serviço passava por inúmeras mudanças, depois de ter sido adquirido pelo Google em 2003 e, por tabela, eu sofria as consequências.

Depois de uma rápida passagem experimental pelo Yahoo 360, migrei para o b2evolution. Conheço gente que adora a ferramenta, mas eu detestei. Foi minha pior experiência online. Tive todo tipo de problemas. De erros de PHP a perda de conteúdo durante updates.

Não sei como está hoje, mas naquela época migrar do b2evolution para o WordPress era algo quase impossível. Posterguei o máximo que pude, mas depois de várias situações desagradáveis, cheguei ao limite. Não havia mais como evitar. Com a ajuda de um conjunto de ferramentas que mais pareciam um Frankenstein high tech, transferi minhas publicações para o WordPress. Infelizmente levei junto, sem saber, vários problemas, que acabaram por dificultar minha experiência também na “nova residência”.

Ou seja, desde o começo nunca tive paz e tranquilidade online e várias vezes quase desisti de blogar. Só não parei porque precisava do espaço para complementar o podcast.

Tumblr

Um dia o Otávio Cordeiro me apresentou o Tumblr e me encantei. Era fácil e eficiente! A ferramenta não permitia e até onde eu sei ainda não permite a importação de conteúdo (ao menos de forma simples) e acabei deixando para trás anos de publicações que infelizmente carregavam junto inúmeros defeitos técnicos. Ainda guardo um back-up do antigo blog, mas não creio que o ressuscitarei algum dia. Hoje tenho certeza que aquele desprendimento foi o melhor caminho.

Na época, copiei/colei manualmente parte do conteúdo para o meu Tumblr e passei a publicar por lá. Apesar de suas limitações (quando comparado ao WordPress), adoro a forma simples de publicar. O aplicativo para iOS é outro show de qualidade. Nascido na era móvel, é também direto e eficiente.

Ao publicar algo, você precisa indicar se o conteúdo é um texto, uma imagem, um vídeo, uma citação etc. Isso simplifica bastante as coisas porque a formatação — metade do trabalho de uma publicação — já “vem de fábrica”. E diferente do WordPress, não há controle técnico sobre quase nada. Não existe, por exemplo, uma área de administração de conteúdo e publicações. É, portanto, algo muito mais parecido com a realidade do Facebook e Twitter. Publicou, não gostou, refaça. O caso é que esse imediatismo é bom e ruim.

Ruim para situações como a minha que pedem um sistema mais elaborado de gestão de conteúdo. Tenho no WordPress informações em subniveis sobre meus livros, arquivos dos meus podcasts, conteúdo da empresa e assim por diante. Posso reaproveitar um áudio antigo, por exemplo, em complemento a um novo artigo. O mesmo raciocínio vale para imagens, vídeos etc. No Tumblr isso exigiria certo malabarismo. Cheguei a lidar com artifícios dessa natureza por algum tempo, mas percebi que a ferramenta atingiu o limite para as minhas necessidades.

De vota ao WordPress

Voltei para o WordPress, mas dessa vez optei pela versão comercial, o WordPress.com. Não pago nem administro servidores, códigos nem nada. Estou no meio do caminho entre o Tumblr e o WordPress.org, que exige conhecimentos mais técnicos e dedicação.

Pago por três serviços: domínio próprio (US$ 13/ano), 10 GB de espaço adicional (US$ 20/ano) e exclusão de publicidade (US$ 30/ano). Este último, aliás, eu pago por você meu leitor! Quer ajudar? Pode fazer uma doação.

Na verdade, não é necessário pagar por nada disso para ter um blog por lá, mas no meu caso eu preciso. Principalmente o espaço adicional para minhas mídias. Afinal, foi por essa razão que voltei. Simplicidade por simplicidade, eu ficaria no Tumblr.

Vantagem do Tumblr é a facilidade para postar

Aliás, essa é minha recomendação. Quer ir além dos 140 caracteres do Twitter ou das limitações de publicação no Facebook e não tem muita habilidade técnica? Crie uma conta no Tumblr e seja feliz! Com pouco treino você notará duas coisas: ele é muito fácil de usar e ao mesmo tempo robusto o suficiente para manter um bom blog. Várias empresas inclusive o utilizam como ferramenta oficial de comunicação.

Mas o aspecto mais interessante dele é o misto de blog e rede social, que o WordPress.com vem tentando copiar. É possível seguir outros autores e ser seguido por eles. Mas diferente do Facebook e Twitter, você tem também um blog como outro qualquer. Ou seja, seus visitantes não precisam necessariamente te seguir ou ter uma conta no Tumblr. É o melhor dos dois mundos! E se você prefere continuar aparecendo no Facebook e Twitter, basta conectar o Tumblr a eles e tudo será automaticamente enviado para as redes.

O Tumblr foi vendido. E agora?

Diferente de uma leva de descontentes, adorei o anúncio recente de aquisição por parte do Yahoo. Além da fortuna paga pelo Tumblr, reformularam o Flickr e o carrinho de compras da Marissa Mayer não para! Acredito realmente que ela fará uma excelente reforma no Yahoo e integrará todos esses serviços no futuro da mesma forma como o Google fez.

Gostei tanto que tentei voltar! Como não há uma forma simples de importar o conteúdo para dentro do Tumblr, nos últimos dias passei a usar o bom e velho copiar/colar invertido. Trouxe diversas coisas de volta e examinei os vários temas gratuitos e pagos. Acabei comprando um de US$ 9.00 que combina simplicidade e funcionalidade.

Meu esforço foi enorme, mas esbarrei novamente no problema de hospedagem do podcast e outros assuntos um pouco técnicos demais para este artigo. Resolvi manter o Tumblr como um meio paralelo de comunicação com publicações mais rápidas e links para artigos do meu blog. Em paralelo quero começar a experimentar o uso do que o WordPress chama de “Formatos”. Em minha opinião, uma clara tentativa de imitação dos recursos do Tumblr.

Ontem já testei a inclusão rápida de fotos via App WordPress para iPhone, que dentre outros recursos está integrado ao excelente Camera+. Quem sabe assim consigo o melhor dos dois mundos!

Mas volto a dizer, recomendo o Tumblr para todos aqueles que desejam um pouco mais do que o Twitter e Facebook podem oferecer em termos de publicação de conteúdo e que não precisam de algo mais sofisticado como o WordPress, que exige gerência e atenção técnica.

É isso… Crie seu blog e divirta-se! [Webinsider]

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Avatar de Vladimir Campos

Vladimir Campos é escritor. Veja mais sobre ele.

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