Otimização para buscadores: não há milagres

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As estratégias de SEO (Search Engine Otimization ou otimização para motores de busca) estão sendo cada vez mais usadas por empresas, profissionais, veículos de comunicação e outras entidades que desejam visibilidade.

Mas na ânsia de estar entre os primeiros resultados do Google, muitos erros são cometidos e o investimento pode não ter retorno algum.

É, de fato, muito importante estar bem ranqueado na página de resultados do buscador: pesquisas mostram que 70% da navegação do usuário se restringe aos sites que aparecem na primeira tela e que os primeiros resultados são intuitivamente considerados pelo público como “as melhores empresas”.

Entretanto, como qualquer estratégia de marketing digital, é fundamental planejamento e profissionalismo.

Entenda algumas ideias equivocadas da estratégia de SEO e a importância evitá-las.

“Faz um SEO para mim”. Muitas empresas não entendem o que é a otimização e nos procuram achando que podemos ligar para o Google e negociar para elas aparecerem em primeiro lugar. É fundamental que os gestores de marketing ou mesmo os próprios donos das empresas – no caso das micro e pequenas – entendam o que é a estratégia e quais são os benefícios de investir nela.

Todas as empresas deveriam investir na otimização, pois isso tem como premissa trazer conteúdo relevante para o seu cliente e este deveria ser um compromisso do mercado como um todo.

“Eu sou melhor que meu concorrente”. Sua empresa pode prestar um serviço mais eficiente ou qualificado, mas o Google se importa com sua atuação virtual e não real. Sua página deve ser relevante, tanto no conteúdo quanto em suas conexões na web. O buscador precisa ser ‘informado’ sobre sua importância para melhor ranquear seu site.

“Só por três meses”. SEO é um investimento de médio e longo prazo. Além de o reflexo em vendas, contatos ou acesso não ser sentido de imediato, a manutenção da estratégia é importante para garantir a constância dos bons resultados.

É um erro muito comum achar que o SEO pode ser feito hoje e não precisa ser feito amanhã. Mudanças no mercado, investimentos de concorrentes e alterações no algoritmo de busca do próprio Google podem levar à perda da posição conquistada.

“Para ter conteúdo basta eu criar um blog?”. Criar conteúdo relevante é passo fundamental na estratégia de SEO. Só que isso não significa só criar um blog e encher de textos. Você precisa ser relevante para seus clientes. As pessoas buscam informações, comparações de produtos, histórico e outras informações que muitas empresas não oferecem. Você pode resolver as dúvidas do seu cliente e ser relevante sem necessariamente ter um blog. Essa também é uma estratégia, mas não é tudo.

“Meu conteúdo está OK. Já dá para ser o primeiro?”. Seria ingênuo admitir que só conteúdo basta, mas já é o começo ideal. Depois de ter conteúdo de qualidade, vem o próximo passo com as técnicas de SEO, como link building (utilizar links tanto internos como externos para mostrar relevância) e SEO On-page (melhorar código do site para que o Google o leia com mais ‘facilidade’).

“Meu sobrinho é heavy user. Deixa que ele faz para mim”. O Google considera diversos fatores para o ranqueamento, sendo que só poucos são divulgados, e ainda mudam periodicamente. Entre eles, estão aspectos como idade do domínio, quantidade e qualidade de links apontando para o site, código semântico, velocidade de carregamento da página, entre outros fatores. A visão profissional – técnica e estratégica – é fundamental para o sucesso do SEO. Considerando a importância que o Google tem hoje na busca por empresas, fornecedores e parceiros, o investimento nesse canal não pode ser subestimado. [Webinsider]

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José Matias, diretor da Redsuns – agência de performance online.

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