Atualmente, é essencial que todo webmaster utilize uma ferramenta de Web Analytics para monitorar os acessos e interações dos usuários no seu site. Uma das mais conceituadas é o Google Analytics, que é gratuita e oferece diversas funcionalidades bem úteis para mensurar o seu site.
Uma funcionalidade bem interessante é o cadastro de metas, que podem ser entendidas como uma ação do usuário que gera uma conversão para o dono do site. Como exemplo de metas temos: a compra de um produto em um e-commerce, o pedido de orçamento em um site de serviço ou a quantidade de visualizações por páginas em um portal de notícia.
Continuando com o exemplo do e-commerce, junto com a meta podemos cadastrar um funil no carrinho de compras para saber exatamente como é a interação do usuário durante o checkout de um produto. Dessa forma, sabemos exatamente em qual página e/ou formulário o usuário está desistindo da compra. Com essa informação podemos agir sobre aquela página e alterá-la para ter melhores resultados.
Outra funcionalidade encontrada no Google Analytics é funil multicanal. Através dele sabemos exatamente de quais mídias os usuários acessaram o nosso site até a conversão. Como exemplo pense na seguinte interação:
- Você está navegando no Facebook e encontra um anúncio de uma loja virtual sobre tênis de corrida. Você acessa essa loja e conhece um pouco mais da diversidade de tênis.
- Uma semana depois você quer começar a correr e decide procurar no Google um tênis de corrida da Adidas. Dentre os diversos resultados, você visualiza aquela mesma loja virtual. Você entra mais uma vez e analisa os diferentes preços e modelos de tênis de corrida da Adidas.
- Como você é uma pessoa indecisa, você vai a uma loja física no dia seguinte para experimentar o tênis que mais gostou da pesquisa do dia anterior.
- Já com a decisão tomada, você digita diretamente o endereço da loja virtual no navegador. Procura o tênis novamente e compra!
Sem a funcionalidade de multicanal, você iria contabilizar que a conversão de compra ocorreu pelo acesso direto. Entretanto, sabemos que a interação até a compra ocorreu de uma forma totalmente diferente. Com essa informação podemos descobrir qual mídia é mais adequada investir de acordo com o momento de compra do consumidor e termos um melhor ROI sobre o investimento em marketing.
Cada vez mais informações como essas ficam disponíveis para os webmasters. Entretanto, poucos são os sites que conseguem incorporar processos de BI (Business Intelligence), como analisar e interpretar os dados, para criar ações efetivas no seu negócio. [Webinsider]
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