Afinal, a mídia digital é ninja ou não é?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O passado idealista e transparente da Usenet, das BBSs e de Tim Berners-Lee com seu HTTP, não é mais do que poeira binária na história. Para Google, Facebook e demais corporações tecno sociais o que importa nos dias de hoje é maximizar o lucro dos acionistas e, para atingir este objetivo, não hesitarão em vender nossa “alma digital” para seus anunciantes.

Este modelo de negócios baseado em publicidade contextualizada, altamente relevante e personalizada, funciona com base em algoritmos que nos espionam o tempo todo, armazenando cada um de nossos passos e movimentos digitais em servidores nas nuvens. Se você pode controlar isto? Se sua privacidade é preservada? Perguntas que também ficam perdidas nas nuvens.

Diz a lenda que ninjas eram mercenários contratados por senhores feudais japoneses para realizar ações de espionagem, sabotagem e atentados. Agiam na escuridão, usando técnicas de disfarce e invisibilidade para enganar suas vítimas.

Sim, a mídia digital é ninja, e também muitas empresas que virtualizaram suas operações e interagem com você. Inventamos o universo tecno social e ele se alimenta de nós.

Mais do que isto: ele agora diz quem somos, o que desejamos e para onde vamos.

Notas

Usenet
Fundada em 1979, representa as origens da internet atual, onde usuários podiam ler e postar mensagens sobre diferentes tópicos, em grupos chamados newsgroups.

BBS
Bulletin Board System, um sistema dos anos 70, onde por meio de linhas telefônicas, usando-se um computador e comandos básicos de internet, se conectar para fazer upload and download de software, ler notícias e trocar mensagens.

HTTP
HyperText Transfer Protocol é o protocolo fundamental que define as páginas dos websites, é o fundamento da troca de informações na World Wide Web.

#ogiganteacordou #vemprarua [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Avatar de Ricardo Murer

Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação (USP) e mestre em Comunicação (USP). Especialista em estratégia digital e novas tecnologias. Mantém o Twitter @rdmurer.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *