Desde a consolidação da internet, nunca foi tão fácil anunciar. De grandes conglomerados até o dono da mercearia da esquina, todo tipo de negócio busca na rede uma solução eficiente, rápida e barata para ser visto pelo consumidor. Mas conforme o mercado de marketing digital se agiganta, é cada vez mais necessário saber se aqueles anúncios comprados na velocidade do milissegundo estão sendo, de fato, entregues da maneira desejada.
Ferramentas de verificação de publicidade online são empregadas com diversos objetivos, da investigação de fraudes à análise do público atingido. Neste artigo, vamos tratar da verificação como forma de proteger a marca, uma das principais preocupações do anunciante. Afinal, uma fabricante de produtos de bebê não ficará contente em ver um banner seu exibido em um site pornográfico ou ao lado de uma notícia sobre o assassinato de uma criança. Para evitar situações como essa que a verificação existe.
Como mostra estudo recente da consultoria eMarketer, várias empresas oferecem sistemas de verificação, inclusive algumas plataformas de anúncio. Entre as ferramentas mais usadas estão as DoubleVerify, AdXpose, Evidon e Adometry. Gigantes como comScore e Nielsen também dispõem de soluções próprias.
“Sempre existiu e continuará existindo preocupação com a segurança da marca quando anúncios são exibidos em locais indesejados e parte do orçamento publicitário acaba indo para os responsáveis por aquele conteúdo”, segundo Will Luttrell, CTO e fundador da firma de verificação de anúncios Integral Ad Science.
Estudo da Integral Ad Science mostrou que o risco é real. No segundo trimestre de 2012, 3,1% dos anúncios comprados por meio de networks foram exibidos em sites que apresentavam risco alto ou muito alto para os anunciantes. No caso de publicidade adquirida por meio platforms e exchanges, a taxa foi de 2,9%. O número parece pequeno, mas pode representar um desperdício de milhões de dólares para grandes anunciantes e, pior, um risco enorme para as marcas.
Uma das formas de evitar isso é a solução de bloqueio de anúncio. Por meio dela, a firma de verificação de publicidade absorve dados sobre a localização das propagandas e do conteúdo ao qual elas estão associadas durante o carregamento das páginas. Caso o cruzamento das informações indique que a veiculação da propaganda naquele site é perigosa para a imagem da marca, o ad server recebe prontamente uma recomendação para que o anúncio seja trocado por outro.
Segundo a eMarketer, a verificação geográfica e da audiência também é importante para a proteção da marca, impedindo que o tráfego para os anúncios seja manipulado por fraudes, portanto, garantindo a eficiência da publicidade.
No próximo artigo, vamos continuar o assunto, com foco no desafio que é garantir a entrega esperada dos anúncios em terrenos como vídeo, mobile e redes sociais. [Webinsider]
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