O conceito de marketing chegou a um patamar mais avançado. Isso não significa necessariamente que a teoria evoluiu academicamente ou que finalmente achamos a estratégia de marketing que faz efeito. Isso significa que nós, consumidores, clientes, pessoas, mudamos, estamos pensando diferente e querendo coisas diferentes e, digamos assim, mais profundas. De acordo com Philip Kotler, precisamos de marketing 3.0.
Há muito tempo, nos primórdios do marketing, as empresas não se importavam com os consumidores. Estamos falando do Marketing 1.0, uma geração do marketing em que a única preocupação das organizações era focada no produto e a obrigação de satisfazer o consumidor era do próprio consumidor, ou seja, a pessoa deveria se adaptar ao produto e não o contrário.
Tempos difíceis, não?
Na verdade, não, não eram tempos difíceis. Naquela época, nossa única exigência consumista era: construa o produto e deixe-me usá-lo.
Ou seja, para conquistar um consumidor, bastava fazer um produto “usável” e “vendável”. Justamente por isso, as propagandas da época 1.0 se preocupavam em comunicar “produtos da nova geração”, “produtos melhores”, “produtos bons!”, afinal, quem não se apaixonaria por produtos da nova geração?
Mas, enfim, chegou o momento em que o consumidor cansou de se adaptar e os “produtos da nova geração” não eram mais o suficiente para conquistar o mundo. Era hora de adaptar os produtos ao consumidor, era hora de satisfazer o cliente, de focar a comunicação.
Daí, passamos da fase “produtos melhores!” para a fase “fazemos de tudo para você se sentir bem!”.
“Pão de Açúcar, Lugar de Gente Feliz!”.
“Globo, a gente se liga em você!”.
“Casas Bahia – Quer pagar quanto?”.
“Banco do Brasil – Bom para Todos”.
Em outras palavras: “Venha para cá! Fazemos tudo por você!”. Essas frases ainda nos cativam, ainda amamos as empresas que fazem tudo por nossas pessoas!
Mas e o marketing 3.0? O marketing 3.0 está ganhando força agora, porém vai explodir mesmo quando o “fazemos tudo por você” não for mais o suficiente.
Nós não precisamos apenas de produtos bons, e empresas que se preocupam conosco, mas precisamos de ideais de um mundo melhor!
Queremos empresas que não se preocupam somente em vender. Queremos marcas com um propósito e queremos que esses propósitos nos inspirem.
Estamos no auge da geração Y e devemos, justamente, ser dinâmicos, lutar com unhas e dentes por inovação, fazer diferente, fazer mais e fazer melhor.
E a sua empresa? Em que geração do marketing ela está?
…………………………
Leia também:
- Segmente seu mercado e seus clientes (ou fique para trás)
- Os negócios precisam sentir o mercado e as pessoas
- Marketing míope, marketing atrapalhado
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Guilherme Baufaker
Guilherme Baufaker trabalha com Prospecção, Gerenciamento de Projetos e Operações de campanhas de Facebook Ads/Links Patrocinados pela Agência Look'n Feel - Marketing Digital.