Estou viciado em internet? Deveríamos nos fazer esta pergunta com certa frequência. O tema vício digital foi matéria de uma revista de grande circulação nesta semana e ao que tudo indica, começa a causar preocupação nas famílias e instituições de saúde o crescente número de jovens que se afastam dos amigos, abandonam estudos e isolam-se do mundo, imersos em aventuras virtuais horas a fio.
Se no início da era da informação, o que tínhamos eram problemas de lesão do esforço repetitivo (LER) devido ao exaustivo uso de teclado, mouse e má postura, hoje o cenário é bem diferente. Com novos dispositivos móveis, interfaces amigáveis e programas cada vez mais atraentes, os problemas deslocaram-se do corpo para mente.
Não por acaso, as megacorporações que fabricam redes sociais e games empregam psicólogos e sociólogos, os quais auxiliam programadores na criação de interfaces, personagens e narrativas capazes de criar um “link” cerebral e emocional com o usuário. A dependência digital é comparada com outros vícios justamente porque afeta o sistema cerebral de recompensa.
Mas seria inocente pensar que o vício em internet é devido somente as novas tecnologias e seus bits brilhantes. É preciso olhar para nossa sociedade e descobrir a causa, a força que impulsiona o jovem para o outro lado da tela. É preciso olhar nos olhos, não no smartphone, é preciso conversar e não enviar um SMS, é preciso reaprender a viver com prazer os momentos que temos juntos. Se isto não existe mais, resta-nos mergulhar no ciberespaço.
Notas
Uso o termo “internet” neste post para sintetizar diferentes aspectos do ciberespaço, no caso: redes sociais, games e pornografia digital, por exemplo. Todos em maior ou menor grau podem levar o usuário ao vício.
Links
. Restart, especializada em problemas com internet, video game e uso da tecnologia
. Você é um viciado digital?, revista Isto é
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
- O Google e a busca pela imortalidade
- Sobre guerras, drones e soldados-robôs
- Menos é mais em tempos de redes sociais
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Ricardo Murer
Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação (USP) e mestre em Comunicação (USP). Especialista em estratégia digital e novas tecnologias. Mantém o Twitter @rdmurer.