Enquanto você lê este post, milhares de desenvolvedores ao redor do planeta estão trabalhando silenciosamente, criando linhas e mais linhas de código. Milhões de linhas de código. O software, esta parte intangível e etérea da tecnologia, move, controla e transforma nossa sociedade, empresas e uma infinidade de objetos de nosso cotidiano.
Se antes o universo do software estava restrito aos computadores (por exemplo, um Windows 3.1 de 1992 possuía 2.5 milhões de linhas de código), hoje, o uso desta matéria-prima essencial está em toda parte. Um Boeing 787 carrega 6.5 milhões de linhas de código enquanto que um carro elétrico Chevy Volt chega quase a 10 milhões. Já um drone militar (somente o software de controle), possui pouco mais de 3 milhões de linhas.
As linguagens de programação estão mais acessíveis e fáceis de aprender. Com o advento das plataformas abertas de software, podemos criar “código sobre código”, recurso que, uma vez bem explorado, pode gerar conhecimento e riqueza sem precedentes. E você, o que está esperando para criar seu primeiro milhão de linhas de código?
Notas
Se o Microsoft Office 2013 é sua ferramenta de trabalho, saiba então que os programadores de Seattle suaram a camisa: são 44 milhões de linhas de código. O Facebook, a rede social do momento, possui um pouco mais de 60 milhões e se você usa um smatphone Android, este sistema operacional possui 12 milhões de linhas de código.
Links
- O infográfico referência para este post: Codebase – Millions of lines of code
- Google code
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
- A arte de programar e o futuro de nossos jovens
- Estou viciado em internet?
- O futuro de seus filhos
- O Google e a busca pela imortalidade
- Sobre guerras, drones e soldados-robôs
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
- Universidade Buscapé Company – Cursos de E-commerce e Marketing Digital – http://www.unibuscapecompany.com
Ricardo Murer
Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação (USP) e mestre em Comunicação (USP). Especialista em estratégia digital e novas tecnologias. Mantém o Twitter @rdmurer.