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sisifoNunca compartilhei da opinião de que esforço, entusiasmo e persistência são capazes de realizar qualquer coisa. Sim, esses são itens importantes, mas estão longe de serem as únicas variáveis na fórmula do sucesso. A história está repleta de pessoas dedicadas, apaixonadas e talentosas que morreram sem o devido reconhecimento. E cá entre nós… Sucesso póstumo não é tão sucesso assim, não é?

Esse pequeno artigo tem a proposta de fazê-lo perceber a monumental diferença que existe entre desistir e fracassar. De modo geral, na cultura ocidental, desistir é coisa de fracassados. Mas será? Não segundo Seth Godin, um controverso profissional de marketing, em seu livro “o melhor do mundo”. Para ele, pessoas bem-sucedidas desistem o tempo todo. Aliás, essa é a grande virtude. Elas não gastam tempo e energia em projetos cujo futuro é demasiado incerto ou não promissor.

Se você quer ter êxito em seus projetos pessoais ou empresariais, primeiramente é necessário separar o joio do trigo. Segundo Godin, as estratégias verdadeiramente promissoras apresentam um vão, um obstáculo que separa os entusiastas dos vitoriosos. Quanto mais desafiador for o obstáculo, menor será o número de pessoas e empresas do outro lado. E quanto maior for a escassez de profissionais ou empresas, maior será a recompensa, segundo a lei da oferta e demanda. Ou seja, se algo é bastante promissor é porque existe um grande vão capaz de deixar muitas pessoas de fora. Se não existe o vão, provavelmente muitos já trilharam (ou trilharão) o mesmo caminho, tornando o outro lado menos valoroso.

Lembre-se: no capitalismo não te pagam pelo seu conhecimento, mas pela sua raridade.

Contudo, a vida está cheia de supostas oportunidades sem vãos, tornando a recompensa quase irrelevante. Outras oportunidades podem apresentar um vão praticamente intransponível para seu contexto, recursos, talento, energia etc. Godin chama essas situações de “becos sem saída”. Ao identificar tais situações, o melhor a fazer é desistir. Não amanhã, mas agora mesmo! Parar de desperdiçar seu tempo e energia em algo cujo futuro não é suficientemente promissor.

Pessoas bem-sucedidas desistem rápido, sem apegos ou orgulho, sempre que encontram um beco sem saída. Ao encontrarem um vão, algo suficientemente difícil e recompensador, dedicam-se integralmente até se tornarem os melhores. Porém, se você prefere lutar até o fim, seja quais forem as circunstâncias, apenas pela honra, orgulho, teimosia ou vaidade, esteja pronto para a glória, mas também para um Harakiri.

Se você gostou desse artigo, talvez goste também desse: o marketing do empreendedorismo, mitos e verdades.

Também recomendo que leia o livro “O melhor do mundo” de Seth Godin. Leitura rápida e fácil, mas com insights valiosos. [Webinsider]

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Avatar de Daniel Rodrigo Bastreghi

Daniel Rodrigo Bastreghi é sócio administrador e Consultor de Marketing na DRB.MKT. Atua no planejamento, orientação e assessoria de ações integradas de marketing digital, pesquisas e implantação de sistemas MarTech.

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