As palavras por si só podem ser monótonas, inócuas e chatas, e uma experiência que eu trouxe da literatura fantástica para todas as vertentes da minha carreira foi a de escrever de tal forma que pudesse envolver o leitor.
Nos contos e romances, quem lê vivencia as cenas, torce pelos personagens, abstrai ideias, imagina cenários, enfim, cria na sua mente toda uma ambientação, digamos multimídia ou multissensorial: ama, odeia, sente aromas, a brisa do mar, a dor de um chute no saco…
E essa imersão pode – e deve – ser trazida para o mundo dos negócios.
Podemos escrever um artigo relevante, informativo e de qualidade sem sermos sisudos, com uma linguagem leve e até mesmo descontraída. Quando o leitor se diverte, por exemplo, os resultados são melhores.
É preciso impactar, tal como fazem os publicitários em suas campanhas. Eles usam recursos audiovisuais nós, produtores de conteúdos, podemos usar a palavra. E elas são essenciais para trabalhar mensagens e fazer o público captar, de fato, o que a marca quer dizer.
O tempo do ler e não entender nada já passou. E alcançar essa simplicidade focada não é fácil, requer muitos estudos, planejamento, criatividade e o bom e velho feeling.
E o treino, a prática e a rotina ajudam muito a desenvolver essa fluência.
É interessante superar os desafios e conquistar a atenção de alguém, sem impor nada, de livre vontade. E melhor ainda quando essa pessoa abraça o nosso trabalho e se aconchega nas palavras.
Isso gera confiança, interação e, por fim, fidelidade.
Assim, tal como nas histórias fantásticas, podemos fazer uma comunicação gostosa, prazerosa, seja ela para um cliente, para um serviço ou mesmo para o nosso marketing pessoal.
Afinal, há milhões de textos. Aqueles que nos cativam de forma verdadeira são poucos.
Vamos juntos nessa?
Até mais. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Vamos contar boas histórias
- A sua relevância na internet depende de conteúdos de qualidade
- Palavras sempre, mas com qualidade
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Eduardo Kasse
Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.