Qual o custo e quais as habilidades necessárias para torná-lo um bilionário da web?
Quanto realmente é necessário para construir um produto como o Twitter ou Instagram?
Segue abaixo trechos de uma entrevista com os chefes das principais empresas que apostaram no mundo mobile e relatam o que é preciso para projetar e desenvolver os aplicativos de maior sucesso da nossa geração.
Henrik Werdelin, sócio-gerente da Prehype que colaborou para o sucesso de empresas – Barkbox, FancyHands, Basno e Path, diz que criar um serviço igual ao Twitter não é uma tarefa difícil, mas conseguir os recursos adicionais pode ser a parte mais demorada.
“Um clone do Twitter pode ser criado em 10 horas. Utilizando o Ruby on Rails o trabalho pode ser finalizado em um dia”.
Isso significa que o custo para construir o próximo Twitter é de aproximadamente US$ 160,00 e um computador para a implantar imediatamente um aplicativo.
Werdelin alerta que a dificuldade esta na questão de agrupar um conjunto de tecnologias em um visual de qualidade e intuitivo. Também informa que criar um produto de qualidade exige funcionários empenhados, acompanhar o feedback de usuários e constante análise. O que pode aumentar o valor do investimento que pode variar de US$ 50.000 a US$ 250.000, dependendo das habilidades dos desenvolvedores e designers que você contratar.
“Para construir uma discoteca, por exemplo, você precisa de mais do que um DJ, pista de dança, algumas bebidas, é necessário investir em decoração e ambientes. E, claro, fazer um cocktail de inauguração”.
“O Instagram é um pouco mais complicado de construir comparado ao Twitter, porque você precisa de uma ampla gama de habilidades para lidar com a filtragem de imagem e infraestrutura para receber cargas pesadas de atualizações das imagens. Mas a criação de um serviço parecido com o Instagram pode custar de US$ 100.000 a US$ 300.000 durante um período de três a seis meses”, diz Werdelin.
Mesmo com um bilhão de dólares EM investimento em um dia é altamente improvável que supere o Instagram, é necessário estratégia, muito trabalho e criatividade.
O fundador do Instagram, Kevin Systrom, iniciou o aplicativo na versão beta com 25.000 usuários no dia 6 de outubro de 2010; dois anos depois, o aplicativo continua em crescimento maciço e atinge 150 milhões de usuários ativos.
Systrom é um dos novos milionários americanos depois de aceitar a proposta de vender a empresa para o Facebook por um bilhão de dólares.
Ben Schippers, cofundador da HappyFunCorp, empresa de desenvolvimento de produtos para a web oferece um orçamento de US$ 500.000 para construir um serviço parecido com o Facebook. O projeto pode demorar até nove meses entre desenvolvimento e tempo para avaliar o design.
“Outras empresas fariam um orçamento de um milhão ou até mais! É uma pergunta difícil de responder, porque o custo para construir o serviço é pequeno, enquanto os custos operacionais são enormes”.
Também é necessário avaliar o custo de armazenamento das informações, Schippers estima que Zuckerberg estava gastando US$ 3.000 por mês no primeiro ano (2002) e cerca de US$ 10 milhões por mês em 2006.
Schippers estima que o Facebook pode gastar 30 milhões dólares por mês somente em hospedagem.
“Serviços de comunicação em tempo real possuem uma dificuldade maior do que outros aplicativos que oferecem e-commerce ou notícias”, explica Ryan Matzner, Diretor de Estratégia da Fueled, empresa de desenvolvimento de aplicativos.
“Lançar um WhatsApp com funcionalidade básica – algo que verifica os números de telefone e talvez com uma parte integrada ao Twilio – pode sair por 120 mil dólares em investimento em desenvolvimento e branding, sem contar um sistema de gestão de pagamento. Depois seria necessário investir mais US$ 25.000 para corrigir alguns bugs e adicionar um nível de estabilidade e agilidade no envio de mensagens”.
Na sua essência, Pinterest é um site de compartilhamento de fotos, um produto muito simples. Informa Sam Mathews, fundador da empresa Neverbland. O valor inicial pode sair por US$ 120.000 e pode ser criado com uma equipe de quatro pessoas em apenas 120 dias.
No entanto, é difícil estipular um valor para o custo do Pinterest, a base de usuários ultrapassou 75 milhões, possui 150 funcionários e gasta US$ 2 milhões por mês em custos de desenvolvedores e de armazenamento de dados. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- O nível de maturidade empresarial das startups brasileiras
- O que as pessoas esperam da sua startup?
- Novos negócios: as diferenças entre incubadoras e aceleradoras
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Renato Andrade
Renato Andrade (@renatoan - co-Fundador da agência virtual - 2r Midia Analista de Mídias Sociais, CEO e Happiness Engineer da @2rMidia, blogueiro há 15 anos, colaborador em vários sites sobre comportamento, tendências e web.
2 respostas
Que artigo fantástico!
“Um clone do Twitter pode ser criado em 10 horas. Utilizando o Ruby on Rails o trabalho pode ser finalizado em um dia”.
O engraçado é que depois de ler essa frase, a pessoa acaba pensando que é fácil chegar a um novo Twitter. rsrs.
Tudo depende da estratégia de marketing que vai ser adotada… #VaiPorMim!