Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Acabei de lançar um livro digital.  Deu bastante trabalho – para editar e colocar no formato adequado -, mas o resultado e repercussão estão superando minhas expectativas.

Livros de papel continuarão cumprindo sua função e tendo seu espaço, mas publicações digitais oferecem uma série de vantagens (não importa se pagas ou gratuitas):

1) Rapidez

A parte de projeto e elaboração editorial ainda conta muito, mas ao ter o produto pronto é mais fácil e mais rápido lançar e distribuir.

2) Plataforma

Um livro digital pode ser lido em vários dispositivos – smartphone, computadores, iPads, tablets e leitores Kindle, Kobo e outros;

3) Atualização

Mesmo após publicado você pode aperfeiçoar, melhorar, corrigir e atualizar com muita agilidade.

4) Custo

Você não se preocupa com custos industriais de impressão como papel, formatos, número de páginas e quantidades. E pode usar mais recursos como cores, fotos, gráficos e outros elementos visuais.

5) Controle

Com recursos de web você tem ideia da repercussão e controle de origem, sabendo e podendo analisar os resultados e avaliar estratégias.

6) Diálogo

Você pode trocar ideias com sua rede e contatos (antes e depois do livro estar pronto) ouvindo opiniões e estabelecendo uma relação direta com seus leitores.

7) Alcance

Pode expandir seu conteúdo para novas fronteiras.  Não se limita a um blog, site ou redes sociais. Ele pode ser replicado ou multiplicado em diferentes e novos canais

8) Durabilidade

Além de não ter desgaste de material, o livro digital pode ser lido agora ou anos à frente – trazendo resultados a curto e longo prazo.

9) Preço

Publicações digitais podem ser colocadas de forma gratuita ou ter alteração de preços com promoções temporárias. Muitos títulos colocam preços baixos para conseguir maior penetração e escala de venda.

10) Oportunidade

De forma geral é mais fácil colocar um título digital no ar, testando produtos ou aproveitando eventos e datas especiais.

11) Identidade

É um recurso importante para pessoas, organizações e empresas mostrarem seu trabalho, produtos, serviços, ideias e projetos.

Livros digitais não estão aí para acabar com livros de papel. Eles vieram para expandir o horizonte de leitura e abrir novas oportunidades de publicação.

Agora dá para escrever, ler e publicar mais. A web está aí para isso.

Dois exemplos de referência:

Não-ficção. Escrever e Blogar – três anos de blog em um livro digital – de Roberto Tostes – http://goo.gl/u2iUuo. Formato PDF.

Ficção. Cigarra – contos e crônicas sobre pessoas, sonhos e emoções – http://vimeo.com/73343509. Formatos: PDF e iBook – Apple. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

  • TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação –

Avatar de Roberto Tostes

Roberto Tostes (@robertotostes) é profissional de comunicação e web na área de marketing digital e design gráfico. Publicitário e escritor. Possui o blog robertotostes.com/.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *