Acabei de lançar um livro digital. Deu bastante trabalho – para editar e colocar no formato adequado -, mas o resultado e repercussão estão superando minhas expectativas.
Livros de papel continuarão cumprindo sua função e tendo seu espaço, mas publicações digitais oferecem uma série de vantagens (não importa se pagas ou gratuitas):
1) Rapidez
A parte de projeto e elaboração editorial ainda conta muito, mas ao ter o produto pronto é mais fácil e mais rápido lançar e distribuir.
2) Plataforma
Um livro digital pode ser lido em vários dispositivos – smartphone, computadores, iPads, tablets e leitores Kindle, Kobo e outros;
3) Atualização
Mesmo após publicado você pode aperfeiçoar, melhorar, corrigir e atualizar com muita agilidade.
4) Custo
Você não se preocupa com custos industriais de impressão como papel, formatos, número de páginas e quantidades. E pode usar mais recursos como cores, fotos, gráficos e outros elementos visuais.
5) Controle
Com recursos de web você tem ideia da repercussão e controle de origem, sabendo e podendo analisar os resultados e avaliar estratégias.
6) Diálogo
Você pode trocar ideias com sua rede e contatos (antes e depois do livro estar pronto) ouvindo opiniões e estabelecendo uma relação direta com seus leitores.
7) Alcance
Pode expandir seu conteúdo para novas fronteiras. Não se limita a um blog, site ou redes sociais. Ele pode ser replicado ou multiplicado em diferentes e novos canais
8) Durabilidade
Além de não ter desgaste de material, o livro digital pode ser lido agora ou anos à frente – trazendo resultados a curto e longo prazo.
9) Preço
Publicações digitais podem ser colocadas de forma gratuita ou ter alteração de preços com promoções temporárias. Muitos títulos colocam preços baixos para conseguir maior penetração e escala de venda.
10) Oportunidade
De forma geral é mais fácil colocar um título digital no ar, testando produtos ou aproveitando eventos e datas especiais.
11) Identidade
É um recurso importante para pessoas, organizações e empresas mostrarem seu trabalho, produtos, serviços, ideias e projetos.
Livros digitais não estão aí para acabar com livros de papel. Eles vieram para expandir o horizonte de leitura e abrir novas oportunidades de publicação.
Agora dá para escrever, ler e publicar mais. A web está aí para isso.
Dois exemplos de referência:
Não-ficção. Escrever e Blogar – três anos de blog em um livro digital – de Roberto Tostes – http://goo.gl/u2iUuo. Formato PDF.
Ficção. Cigarra – contos e crônicas sobre pessoas, sonhos e emoções – http://vimeo.com/73343509. Formatos: PDF e iBook – Apple. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Como melhorar um PDF e transformá-lo em e-book
- Oito dicas e boas práticas para criar um book trailer
- Como escrevi meu e-book e publiquei na Amazon
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação –
Roberto Tostes
Roberto Tostes (@robertotostes) é profissional de comunicação e web na área de marketing digital e design gráfico. Publicitário e escritor. Possui o blog robertotostes.com/.