Poder… Eis aí o que as pessoas mais desejam no mundo corporativo e fora dele. Donas de casa, executivos de empresas ou líderes mundiais vivem em busca daquilo que lhes dê condições de alcançar seus objetivos. Na verdade, o poder é relativo à natureza humana, tornando-se primordial à nossa própria sobrevivência.
Nossos ancestrais descobriram a roda, Bonaparte conquistou a Europa e Graham Bell inventou o telefone – todos pelo mesmo motivo: poder. Porém, é no ambiente de trabalho moderno que ele é mais evidente, pois muitos gerentes (ou encarregados) lutam para aumentar seu poder sobre os outros. Alguns utilizam o poder do seu cargo visando vantagens pessoais e, outros líderes, usam o seu poder carismático para obter benefícios da própria empresa.
O fato é que, sem poder, muitas dessas pessoas não seriam capazes de atingir algo de significativo. Dessa forma, a pergunta que não quer calar é: Como conseguir mais poder?
Mas para chegar à resposta para esta pergunta, em primeiro lugar devemos compreender como funciona o poder. Para muitos estudiosos o poder funciona como o amor. Isto é, quanto mais uma pessoa oferece amor aos outros, mais ela recebe em troca.
Baseado nesse princípio, a ideia deveria ser a mesma dentro das organizações. Ou seja, os funcionários deveriam obter cada vez mais poder nos seus cargos a fim de tomarem as melhores decisões. Mas, infelizmente, muitos administradores imaginam haver um estoque limitado de poder e, para eles, fornecer mais poder a um funcionário subalterno significaria diminuir o seu próprio.
Eles se esquecem que, tolhidos na sua capacidade de alcançar resultados, muitos dos funcionários perdem o interesse e acabam se tornando medíocre. Muitos administradores se esquecem que o segredo para alcançar seu próprio sucesso é aprender a liberar o potencial oculto das pessoas; ou seja, ajudar os trabalhadores a sentir o seu próprio poder. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Liderança eficaz depende de equilíbrio na vida pessoal
- Boas práticas de liderança para ajudar na produtividade do time
- Liderar pelo exemplo é uma questão de postura
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação –
Julio Cesar Santos
Julio Cesar Santos (@profi59) é professor, consultor e palestrante. Autor do livro: “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e coautor de "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados". Blog: Profigestão.