Manter-se informado das notícias do setor é essencial, mas é preciso se aprofundar um pouco mais no seu ramo de negócios. Mensalmente novos livros sobre negócios e empreendedorismo são lançados no mercado, com estratégias das empresas, cases de sucesso ou histórias de executivos. Todos são boas sugestões para inspirar, arejar a cabeça e propiciar o surgimento de novas ideias e investidas.
Para lhe ajudar a selecionar as melhores opções, sugiro uma lista básica com sete livros básicos que todo empreendedor deveria ter em sua prateleira:
A Arte da Guerra, de Sun Tzu
A Arte da Guerra é um dos clássicos que mais influenciaram líderes de todos os tempos, muitos acreditam que o livro tenha sido estudado por Napoleão Bonaparte e Mao Tse Tung. Escrito pelo estrategista militar chinês Sun Tzu, cada um dos 13 capítulos aborda um conceito de estratégia de guerra. No contexto atual, o livro é usado para embasar a guerra do capitalismo, ajudando empresas a vencerem as concorrentes no duro mercado dos negócios.
Transformando suor em ouro, de Bernardinho
Neste livro, Bernardinho repete o seu mantra: TRABALHO + TALENTO = SUCESSO. Defende que o trabalho em equipe é essencial e que devemos sempre lutar para superar as adversidades, apostando no esforço, perseverança, disciplina e obstinação. A publicação veio após o ex-jogador de vôlei se tornar palestrante em empresas, ensinando técnicas de liderança.
A Startup Enxuta, de Eric Ries
O livro ensina empreendedores a serem bem sucedidos e inovadores em todos os projetos que venham a lançar, sem desperdiçar tempo e recursos. A Startup Enxuta vem sendo indicada por empresários como uma visão revolucionária sobre a forma que as empresas devem ser geridas.
Do Sonho à Realização em 4 Passos, de Steven Gary Blank
O autor é um dos nomes mais conhecidos e influentes do Vale do Silício, fundador e executivo de oito startups de alta tecnologia. Seu livro é de grande ajuda para empreendedores que possuem ideias boas, mas que estão com dificuldade – e falta de coragem – de tirá-las do papel. Do Sonho à Realização em 4 Passos é indispensável para criar uma estratégia eficiente de criação, realização, marketing e vendas.
A Menina do Vale, de Bel Pesce
Conhecida pelo apelido que dá nome ao livro, Bel Pesce tem uma história de sucesso. Estudou no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e lá se graduou em vários cursos: Engenharia Elétrica, Ciências da Computação, Administração, Economia e Matemática, além de fazer programas em Liderança e Inovação. Neste livro, a empreendedora, considerada uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil, conta sua trajetória. É fundadora do FazInova e sócia do Lemon Wallet.
Startup Brasil, de Pedro Mello e Marina Vidigal
Os autores reuniram diversas histórias de empreendedores brasileiros e suas estratégias de sucesso. Ao contrário da maioria dos livros que possuem cases principalmente dos Estados Unidos, esse fala das dificuldades de montar um negócio no Brasil e como superar os obstáculos.
Como Fazer uma Empresa Dar Certo em um País Incerto, do Instituto Empreender Endeavor
A publicação traz grandes empreendedores contando suas histórias para motivar novos empresários. Contém depoimentos de Jorge Gerdau, Fabio Barbosa, Emílio Odebrecht, Abílio Diniz, entre outros. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Revolucione o seu trabalho com criatividade
- A curiosidade é a vitamina da criatividade
- Criatividade no vácuo? Pare, respire e dê uma olhada ao redor
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online