Segundo a E-Bit, empresa especializada em comércio eletrônico, o segmento movimentou cerca de R$ 28,8 bilhões em 2013, o que representou, em termos nominais, um expressivo crescimento de 28% em relação ao apurado em 2012.
Essa evolução significativa traz grandes oportunidades de negócios, dentre elas, a geração de leads, que consiste no interesse em adquirir bens e serviços demonstrado mediante o preenchimento de um formulário na página da empresa, possibilitando assim ao usuário obter informações sobre preços, ofertas e benefícios.
Diferenciais
De acordo com a Vemm, empresa especializada em Marketing de Performance e Geração de Leads, a utilização dessa ferramenta possibilita o atendimento do cliente no momento em que aquele está procurando um produto ou serviço, o que facilita substancialmente as vendas. A companhia complementa que, devido à abordagem de usuários decididos a satisfazerem suas necessidades, as taxas de vendas são muito superiores às obtidas pelos meios tradicionais.
Além do exposto, em decorrência do oferecimento aos consumidores de informações comparativas que subsidiam as escolhas dos usuários nos aspectos preço, qualidade, dentre outros, a decisão final acaba sendo a mais conveniente ao bolso e às exigências da pessoa.
A adesão ao Marketing de Performance e Geração de Leads, sustenta a Vemm, desencadeia na diminuição de custos com publicidade por parte das empresas, uma vez que as corporações obtêm êxito em chegar diretamente a clientes que estão efetivamente interessados em adquirir produtos.
Vale salientar também que este modelo possibilita um melhor dimensionamento do mercado dos produtos que estão sendo ofertados, o que acarreta na otimização do atendimento dos clientes.
Perspectivas do setor
De acordo com a E-Bit, o rápido crescimento da banda larga móvel teve impacto relevante nos números apresentados em 2013, já que muitas pessoas das classes C e D que antes não tinham acesso à internet passaram a se conectar por meio de modelos mais simples de smartphones.
Para o ano de 2014, a consultora prevê um crescimento, em termos nominais, de 20% em relação ao ano passado, o que equivale a um faturamento de R$ 34,6 bilhões. Conforme a E-Bit, a Copa do Mundo no Brasil servirá de catalisador de vendas de materiais esportivos e de televisores de tela fina. [Webinsider]
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Artur Salles Lisboa de Oliveira
Artur Salles Lisboa de Oliveira é especialista em Escrita Criativa pela Universidade da California Berkeley. Twitter @artur_slo.