De acordo com a ComScore, a “ditadura do clique” consiste muito mais em averiguar o comportamento do consumidor do que a quantidade de cliques/visualizações. Quem verificou o conteúdo, quais são as suas preferências, por que clicou são pontos que nos levam a entender perfeitamente qual seu real público e o que este espera de sua empresa.
O nível de envolvimento e percepção de que as pessoas certas estão interessadas em seu negócio são características que apontam se este perfil está apto a entrar no universo da marca e consumir seus conteúdos por todas as plataformas disponíveis.
O crescimento dos mobiles, smartphones e tablets é considerável, principalmente na América Latina. O Brasil ainda apresenta uma divisão mais tradicional: 92,1% para PCs e notebooks; 5,8% para smartphones; 2% para tablets e 0,1% para outros devices.
Em entrevista ao Mundo do Marketing, o Gerente de Mídia Digital da NBS, Leonardo Carrilho, relatou: “Não existirá mais o ato de se conectar. As atividades que se realizam nas plataformas digitais começam a surgir como a extensão do pensamento e incorporam-se ao cotidiano e às necessidades básicas do indivíduo. São impulsos de conseguir informação imediata, de opinar, de autoexpressão, de consumo de um conteúdo específico naquele exato momento e, sobretudo, de se comunicar”.
Dica: não adianta replicar o conteúdo para todas as plataformas. É preciso planejamento e adequação das interfaces digitais.
Estamos na era do relacionamento próximo, da preocupação constante com o cliente (que expõe sua opinião), do saber, ouvir e comunicar informações que agreguem valor ao leitor, que é bombardeado diariamente de propagandas e dados de inúmeras empresas.
Saber utilizar o conteúdo com inteligência e criar um relacionamento próximo com o cliente é o caminho perfeito para fidelizá-lo a ponto dele continuar a segui-lo por prazer/interesse e chamar outras pessoas a ouvirem/lerem o que seu empreendimento tem a contribuir com a sociedade. [Webinsider]
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Tatiana Apolinario
Tatiana Lazaroni Apolinario é publicitária, trabalha como coordenadora/redatora da Momento Marketing e como redatora freelancer. Blog pessoal: taticomunica.wordpress.com.