Há 25 anos, em março de 1989, o físico britânico Tim Berners-Lee estava no CERN, o Laboratório Europeu de Física de Partículas, quando inventou uma iniciativa de hipermídia baseada na Internet para o compartilhamento global de informação.
Em 1990, Tim Berners-Lee escreveu o primeiro cliente Web e servidor em 1990. Suas especificações de URLs, HTTP e HTML foram refinadas como tecnologias de propagação da Web.
Em comemoração ao aniversário, veja no infográfico marcos dos primeiros passos até a ampla participação da população.
Infográfico criado pelo IPE, Internet para empreendedores.
De 1989 a 1994
Uma outra sequência da web também pode ser resumida nesta breve história:
- Março de 1989: “Gestão da Informação: Uma Proposta” é escrita por Tim Berners-Lee (TBL) e distribuída para comentários no CERN, a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear.
- Outubro de 1990: Tim Berners-Lee começa a trabalhar em um navegador de hipertexto + editor usando o ambiente de desenvolvimento NeXTStep. Ele usa “WorldWideWeb” como um nome para o programa e projeto.
- Agosto de 1991: o software web é disponibilizado na Internet via FTP.
- Maio de 1992: versão de teste do navegador “Viola” de Pei Wei.
- Fevereiro de 1993: National Center for Supercomputing Applications (NCSA) lança a primeira versão alfa do navegador Mosaic, de Marc Andreessen.
- Abril de 1993: o CERN declara que a tecnologia WWW seria livremente utilizável por qualquer pessoa, sem taxas a serem pagas ao próprio CERN.
- Maio de 1994: Primeira Conferência Internacional WWW, no CERN, em Genebra.
- Outubro de 1994: É fundado o World Wide Web Consortium (W3C).
Precisa melhorar
No entanto, o verdadeiro potencial da web aberta como uma ferramenta para o desenvolvimento em todo mundo ainda precisa acontecer, e pode diminuir se os principais desafios não forem resolvidos. Alguns deles:
- Como podemos conectar as quase três em cada cinco pessoas em todo o mundo que ainda não estão conectadas?
- A nossa capacidade de usar a web para falar e organizar coletivamente está sob ameaça de censura e vigilância, qualquer usuário online está ameaçado por cibercrimes. Como podemos atender a sociedade a partir das necessidades crescentes de liberdade e privacidade online, bem como de segurança?
- Como vamos promover um rico ecossistema de diversidade e inovação a longo prazo, ao invés de jardins murados menos férteis?
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.