Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

As redes sociais são responsáveis por uma avalanche de dados pessoais “não estruturados”. São ações e conversações online, distante da lógica formal dos sistemas de relacionamento, tais como CRMs. Estes dados representam a base do Big Data. Mas sempre é possível ir além.

moovUma nova e fascinante área de pesquisa e aplicações está surgindo a partir de gadgets capazes de capturar e monitorar nosso estado fisiológico. São sensores que, uma vez “aplicados” em nosso corpo, podem capturar diferentes tipos de reação do nosso organismo, do suor à pulsação cardíaca, das ondas cerebrais ao nosso consumo diário de calorias.

Estes pequenos dispositivos estão evoluindo rapidamente e não estão restritos ao esporte, onde de certa forma tudo começou. Eles inclusive podem vir incorporados nas roupas que vestimos, algo que está sendo chamado de “wearable computing”.

Mas a próxima fronteira é sem sombra de dúvidas, a medicina. Estes novos gadgets podem inaugurar uma “nova medicina”, com foco na prevenção e não no tratamento da doença.

A partir da monitoração dos dados fisiológicos das pessoas, algoritmos capazes de comparar estes dados com certos padrões de doenças irão auxiliar o médico no diagnóstico precoce. Assim, antes mesmo da pessoa adoecer, o médico poderá receitar tratamentos preventivos, dietas ou exercícios. Finalmente, menos remédios e mais saúde.

Nota

Gadgets são dispositivos móveis que incorporam novas tecnologias e sensores.

Links

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Avatar de Ricardo Murer

Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação (USP) e mestre em Comunicação (USP). Especialista em estratégia digital e novas tecnologias. Mantém o Twitter @rdmurer.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *