A busca pelo conhecimento e a criação de uma startup

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Você sabe quanto tempo leva para fazer uma pesquisa?

Não estou me referindo a digitar uma palavra no Google, mas ao fato de sair de lá com uma informação útil, relevante e confiável. Antigamente eu faria isso com o que lia na Barsa: sabia que ali encontraria exatamente o que eu precisava sem ter que me preocupar se a informação era verossímil.

Eu devia ter uns 9 anos quando resolvi trocar o papel pelo teclado e o certo pelo duvidoso, afinal não sabia bem que muita informação na realidade representaria muito trabalho de filtro também.

Quando mudamos os meios de busca de informação, perdemos bastante as referências, em 2011 eram 295 exabytes (295×1018) de informação disponível no mundo. Ok, agora imagina procurar no meio disso algo como “alimentação saudável”. Como você selecionaria uma informação? Por imagens, teorias, embasamento científico, boas referências bibliográficas, indicação de amigos?

Informação abundante, qualidade nem tanto

Não sei ao certo em que momento informação e educação viraram commodity. O fato é que a informação confiável está escassa e você tem que passar por todo esse “trash” virtual para descobrir uma pequena porção de conteúdo confiável. Para encontrar o que estou buscando tenho a sensação de estar fazendo uma espécie de mineração virtual.

Para quem é mais determinado, uma hora você chega lá – e lá se vão horas! – para os mais apressados essa busca pode simplesmente se encerrar em uma informação que não é verdadeira. Você se surpreenderia, como eu já me surpreendi, como grandes pesquisas de estudos da população produzem informações erradas por tratamento incorreto de dados.

Então confiar em quem, em quê?

Não existe uma saída muito óbvia e nem fácil para isso. Na verdade, não existe saída! Ou você se dedica ou você corre o risco de sair falando bobagem. Ao mesmo tempo em que isso acontece, as empresas e o ecossistema que estamos inseridos exigem que façamos isso de uma forma cada vez mais rápida e cada vez mais exata.

O mercado exige soluções inovadoras

Não basta ser informado e formado, você tem que aprender a processar todos os dados recebidos e ainda produzir soluções muito boas.

E aí nos deparamos um gargalo enorme: as empresas e o mundo precisam de inovação, mas não querem facilitar o processo de filtragem de todos esses dados, não se preocupam em oferecer o melhor treinamento.

Você fica por sua conta e risco e, se por acaso pescar alguma informação que não seja verdadeira, arcará com as consequências.

Como de uma necessidade pessoal surgiu uma startup

sabixaoFoi em um dia desses, em que eu procurava e não encontrava os conteúdos desejados – processo que graças à minha teimosia já durava horas -, que resolvi criar um lugar onde eu mesma pudesse fazer minhas buscas, me sentir segura com a informação.

Acabei por encontrar um jeito de fazer isso: existem muitos profissionais peritos em assuntos interessantes e relevantes, com reputação e nome reconhecido em suas áreas de atuação. Então, por que não trazê-los para compartilhar conhecimentos com o público interessado?

Criei o Sabixão para resolver o meu problema, hoje ele resolve o de muitas pessoas, felizmente. Não sei exatamente como, mas percebi que algumas das pessoas de maior reconhecimento no país e no mundo não se importavam em resolver esse problema, em serem elas mesmas os filtros, então o que fiz, foi convidá-las a conhecer o projeto e participar ativamente. E isso valeu muito a pena!

Sperience

Sempre com o foco em compartilhar conhecimentos valiosos o Sabixão apresentará uma série de eventos com profissionais de renome no mercado.

O I Sperience  terá como tema os Mercados Digitais, no qual grandes executivos de empresas nacionais multinacionais e professores de grandes universidades americanas falarão sobre a sua área de expertise e sobre ações que executam ou executaram para conseguir o sucesso em projetos dentro das empresas.

Data: 03 de abril de 2014, início às 18h (talk shows e palestras online).

Investimento: R$ 159,00 (os leitores do Webinsider pagam R$ 139,00 usando o código abaixo)*.

Código do cupom: 1242-SPECIII

Site do evento: http://sabixao.com.br/cursos/eventos/5320ab921256306b65000005

* Esse investimento dá o direito de assistir os cinco eventos Sperience. [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Avatar de Patrícia Guedes

Patrícia Guedes é graduada em Física (UFSCAR) e fundadora da plataforma de compartilhamento de conhecimento Sabixão.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

2 respostas

  1. Oi Alexandre, isso mesmo, você está correto. Quando começamos a usar expressões como “conteúdo de alto valor agregado” o Sabixão de fato se tornou uma espécie de curador. É responsável pelo que está alí.

    Seu sistema de rankeamento parece muito válido, assim como o DeMudança, parabéns! Nesse mar de inrformaçõe quem consegue selecionar mais rápido, vence. No nosso caso usamos não só a qualidade do conteúdo mas também o histórico profissional. Acho que temos que dar um passo à frente, a informação tem que falar por si.

    Abraços e sucesso!

  2. Um dos meus desafios e metas também está em trazer qualidade e veracidade na informação que repasso para os visitantes do DeMudanca. Afinal de contas é muito importante saber as verdades sobre um bairro para o qual você queira se mudar por exemplo.

    Mas como fazer com que um programa de computador consiga entender se é verdade ou não algo que está sendo dito?! Minha estratégia inicial é de rankear as opiniões oferecendo a possibilidade de gostar/não gostar e a proximidade da informação com a média que ja foi informada em outras opiniões. Ainda não é uma metodologia 100% segura, mas acredito que estou no caminho certo.

    Pelo que entendi (me corrija se estiver errado), o conteúdo do Sabixao é produzido por pessoas previamente aprovadas e com conhecimento comprovado sobre o assunto. Neste caso, o “desafio” seria o processo de seleção dos mesmos, porém uma vez dentro, você terá a certeza de que os conteúdos terão procedência. Parabéns pela iniciativa e sucesso ao projeto!

    Alexandre I. Kopelevitch

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *