Cada vez mais empresários decidem investir no lançamento de uma loja virtual. Mas, para obter sucesso, é preciso ter um bom plano de negócios, por isso, em primeiro lugar, é importante analisar a concorrência, o mercado, projetar o quanto é preciso ter em caixa para manter um fluxo saudável até que o comércio eletrônico comece a lucrar.
Depois, é preciso analisar por onde o pedido passa, a partir da finalização da compra, desde a parte de conferência dos dados do cliente, confirmação de pagamento, verificação de estoque, embalagem, nota fiscal, até o despacho para a transportadora.
Considerando que a maior parte dos pagamentos é realizada por cartão de crédito e, muitas vezes, parcelada, é importante preparar o seu fluxo de caixa para não ficar no vermelho enquanto aguarda pelo repasse do pagamento das bandeiras.
Outro passo está na escolha da plataforma. Os custos podem variar muito, mas o que realmente importa na hora de escolher a tecnologia mais adequada ao seu e-commerce é avaliar se ela permite a inserção de imagens em diferentes tamanhos e formatos, e que seja fácil de operar. Além disso, é importante que o sistema permita integração com estoque, aprovação de pedidos e conciliação bancária e ferramentas antifraude.
Um ponto de extrema importância, que muitas vezes é deixado de lado, são os fornecedores. O estoque da loja depende do espaço físico disponível, e se ele não for muito grande, manter relacionamento com bons fornecedores que entregam no prazo e tenham bons produtos passa a ser crucial para fazer o negócio girar.
Quando o assunto é e-commerce, também não podemos deixar de falar sobre fraudes. Esse é um ponto muito importante e delicado no desenvolvimento de uma loja virtual. Existem ferramentas programadas para analisar as transações e verificar se a compra não é uma fraude.
Por fim, mas não menos importante, está o atendimento. Além do tradicional telefone, existem diversas outras maneiras de atender aos usuários, como as redes sociais, o sistema de chat da loja ou de atendimento automático com respostas prontas disponíveis no site. Analisar o que os clientes falam sobre os serviços e produtos do seu comércio eletrônico são essenciais para saber quais têm sido os erros e acertos do empreendimento. [Webinsider]
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Mauricio Salvador
Mauricio Salvador é Mestre em Comunicação e Administração, professor, autor do livros Como Abrir uma Loja Virtual de Sucesso e Gerente de Ecommerce, coordenador da Ecommerce School, sócio diretor da GS Ecommerce. No Twitter é @mauriciorj.
Uma resposta
Gostei do post!
Ter um ecommerce é fácil, mas gerenciar dá melhor maneira possível que é complicado.
Já trabalhei em duas empresas de ecommerce, ambas, uma bagunça total.
Os diretores ainda questionam pq a empresa não cresce.