Eu estou à procura de um novo celular. Após pesquisar em uma loja virtual, com mil e uma ofertas disponíveis, me canso, não compro nada e em seguida entro em um blog de música. Eis que, do nada, pipocam anúncios do e-commerce que acabei de visitar, justamente com uma imagem do iPhone 5, exatamente o aparelho que eu mais procurei.
Coincidência? Ao acessar o Facebook, reparo que as propagandas aparecem novamente, agora em minha timeline.
Não, isso não é exceção ou acaso.
Ferramentas como Behavioral Retargeting e Remarketing foram criadas com o objetivo de ajudar os lojistas virtuais a conquistarem os clientes que não efetuaram a compra, já que 80% das pessoas, segundo a empresa de pesquisa Forrester Research, não retornam tão cedo para a página.
Outra pesquisa feita pela E-Commerce Brasil constatou que em anúncios comuns, feitos aleatoriamente, o índice de cliques é de 0,07%, enquanto as propagandas que adotam Retargeting e Remarketing apresentam números 10 vezes maiores, na média de 0,7%.
Relevância é a palavra-chave dessas ferramentas, pois atuam de maneira inteligente ao trazer mais interesse para os anúncios, ou seja, torna a propaganda personalizada e bem atraente.
Conhecendo as ferramentas
Behavioral Retargeting
Retargeting vem do inglês “target” (alvo) e behavior significa comportamento. Desta forma, a ferramenta tem como objetivo impactar mais de uma vez o comprador com uma peça publicitária baseada em seu histórico de navegação.
A ideia aqui é oferecer ao seu público um produto que tenha maior potencial de ser comprado por ele naquele momento. Inclusive, é possível criar na hora o anúncio e em seguida postá-lo. O uso desta técnica otimiza os resultados das campanhas e pode impactar melhor índices possíveis de cliques e conversões.
Hoje diversas empresas oferecem essa tecnologia, entre elas Criteo, Next Performance e AdRoll. Para montar os anúncios são utilizados templates já prontos e o sistema de Retargeting insere os elementos variáveis, onde você pode personalizar com seu logotipo e conceitos de sua corporação.
Remarketing
Seu grande diferencial é ser uma ferramenta do Google, desenvolvida para o Google AdWorks. Essa tecnologia é mais mecânica e o anunciante que deve criar a peça já que não existem templates prontos para a plataforma. Portanto, não há como preparar uma campanha exclusiva para cada visitante no exato momento do clique.
Sua principal vantagem é o fato de ser manipulado com muita facilidade (existem inúmeros tutoriais a respeito do funcionamento para auxílio aos interessados).
Ambos os sistemas funcionam porque as redes sociais têm à disposição dados suficientes para gerar visões de comportamento. O Facebook, por exemplo, coleta seus dados pessoais e visualiza as páginas que você curtir, convertendo suas preferências em tags e cookies.
Este tipo de tecnologia é tão inteligente e sofisticado que é possível não só agregar dados de passagem dos sites que navegou como também identificar interesses reais como base nos conteúdos e ações que o internauta adotou.
O mais incrível dessas plataformas é que elas permitem que você saiba com quem a empresa está falando, pois o próprio usuário dá dicas do que está interessado. A propaganda passa a ser parte das redes sociais da pessoa diariamente, mas como os produtos anunciados são de total interesse, é vista com bons olhos.
E qual o orçamento dessas estratégias?
Normalmente as duas ferramentas têm seus valores cobrados por CPC (Custo Por Clique). O usuário pode indicar o lance mínimo, mas com a consciência que a repercussão será baixa também. Conforme aumentam os lances, o lucro e repercussão tendem a crescer.
Analisar a fundo o comportamento de compra de seus leads e mostrar a eles o quanto você está próximo e ligado em suas preferências é um excelente passo para aumentar suas vendas e melhor, fidelizar seu cliente por meio de assuntos de seu total interesse. [Webinsider]
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Tatiana Apolinario
Tatiana Lazaroni Apolinario é publicitária, trabalha como coordenadora/redatora da Momento Marketing e como redatora freelancer. Blog pessoal: taticomunica.wordpress.com.