Com uma taxa de crescimento de mais de 20% ao ano, o e-commerce brasileiro é um dos que mais avança em todo o mundo. Entre os principais fatores que têm contribuído para o seu desenvolvimento estão: a ascensão econômica das classes C e D, as facilidades de acesso à internet e também o avanço nos serviços de banda larga móvel. Além disso, a evolução de questões como acessibilidade, usabilidade e segurança oferecidas pelas lojas virtuais também tem motivado os consumidores a investirem cada vez mais nas compras virtuais.
De acordo com a E-bit, empresa online especializada no levantamento e fornecimento de informações sobre o comércio eletrônico, cerca de 51,3 milhões de consumidores brasileiros já utilizaram a internet pelo menos uma vez na vida para adquirir produtos ou serviços. Somente em 2013, este aumento dos chamados “e-consumidores” movimentou aproximadamente 28,8 bilhões de reais, e a expectativa para 2014 é de um número ainda maior.
De olho nas novas oportunidades, muitas empresas migraram para o ambiente online e passaram a oferecer seus serviços pela internet, estamos falando de uma variedade incrível de ofertas que vão da simples entrega de uma pizza à aquisição de artigos importados ou o agenciamento de grandes viagens. Porém, com tantas opções ao alcance das mãos é preciso estar atento à procedência das lojas virtuais, a fim de evitar dores de cabeça ou prejuízos financeiros. Sabendo da importância deste tema e das dúvidas frequentes dos consumidores online, o shopping virtual MuccaShop preparou algumas dicas valiosas para ajudar você na hora de escolher uma loja confiável na web.
1 – Legalidade da loja: descubra se ela realmente existe
Se você está comprando na loja virtual pela primeira vez, o passo inicial é saber se ela realmente existe. Para isso, você pode consultar junto à Receita Federal, o cadastro nacional de pessoas Jurídicas (CNPJ), e verificar a situação cadastral da empresa, lá você também saberá se ela possui um endereço físico.
2 – Segurança da loja e Certificados Digitais
Antes de fornecer informações pessoais ou executar qualquer transação bancária online, verifique se a loja está apta para realizar esta atividade, bem como se ela possui os selos e certificados de segurança necessários para manter a total privacidade e integridade dos seus dados. Estas certificações mostram a seriedade e a preocupação da loja com os seus clientes, além de serem muito importantes na prevenção de uma série de problemas envolvendo segurança virtual, como os ataques de hackers, roubos de informações confidenciais, clonagens de cartões de crédito, entre tantos outros riscos que permeiam o ambiente web. Os selos de segurança utilizados pelas lojas podem ser consultados na própria página, geralmente no rodapé. Porém, a maneira correta de verificação é através do ícone em formato de cadeado presente na barra de endereços do seu navegador. Basta clicar sobre o ícone e exibir as informações sobre os certificados do site, assim você saberá se a operação é segura, criptografada, etc.
3 – Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
Empresas honestas e comprometidas se preocupam com a opinião e com as necessidades de seus clientes, por isso, antes de efetuar sua compra, verifique se a loja virtual disponibiliza um serviço de atendimento ao consumidor ou algum canal direto de comunicação. Aproveite este espaço para tirar todas as suas dúvidas, inclusive sobre pagamentos, prazos, trocas e entregas. Com base na rapidez e na qualidade do atendimento, você terá condições de avaliar a loja e se sentira mais confiante para realizar sua compra.
4 – O que outros consumidores dizem sobre a loja?
A melhor maneira de saber se uma loja virtual é confiável ou não é verificando a opinião dos outros consumidores sobre ela. Leia com calma os comentários sobre o produto que você deseja comprar, a maioria das lojas possui um espaço reservado para isto, fique atento às principais qualidades e problemas apontados pelos consumidores. Se vendedor for alvo frequente de críticas e reclamações, a melhor opção é procurar outras lojas na web.
5 – Reclame Aqui e Procon
Outra maneira de verificar a confiabilidade da loja virtual é através da consulta em grandes portais de atendimento ao consumidor, como o Reclame Aqui e o Procon. No primeiro, você tem acesso às reclamações de milhões de consumidores a respeito do atendimento, da compra ou da venda de produtos e serviços em diversas lojas. Já no segundo, você pode consultar uma lista atualizada com o nome e o endereço virtual das lojas que devem ser evitadas pelos consumidores.
Fonte: www.muccashop.com.br [Webinsider]
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Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.