Qual é a opinião dos brasileiros sobre o uso do SMS como um meio de comunicação das empresas com os consumidores?
Levantamento, realizado com 2.100 pessoas nas cinco regiões geográficas nacionais, constatou que se aplicada às práticas de respeito ao consumidor, o SMS tem forte aceitação.
Dos 70% dos entrevistados que revelaram ter recebido algum conteúdo de marketing por SMS, metade deles (52%) gostou da informação. Daqueles que não gostaram, os principais motivos do descontentamento foram:
- Não conhecer a empresa (26%);
- Ter recebido a mensagem em horário inapropriado (24%);
- Receber inúmeras mensagens da mesma marca (18%);
- Não autorizar o recebimento de mobile marketing (17%);
- Conteúdo fora do seu interesse (14%).
Cupons de desconto e alertas de promoções são os dois principais tipos de conteúdo que os consumidores gostariam de receber por SMS, com, respectivamente, 65% e 62% das respostas. Promoção no modelo leve 3 e pague 2 (42%), convites para eventos (37%) e informações de lançamentos de produtos e coleções estão na sequência (29%)*. Porém os conteúdos enviados atualmente não atendem a esta ordem de importância: apenas 15% revelaram ter recebido cupons de desconto, por exemplo.
90% dos entrevistados aceitariam receber SMS com conteúdo de marketing se houvesse a opção de descredenciamento junto com o texto. O estudo constatou que as opções de credenciamento (Opt In) e descredenciamento (Opt Out) impactam direta e profundamente na satisfação dos consumidores. Para 89% dos entrevistados respeitar esse direito do cliente influencia na imagem da empresa.
Dos entrevistados que já receberam SMS Marketing e que não deram a permissão, 52% ficaram insatisfeitos com a ação da empresa. Em contrapartida, entre os clientes que autorizaram o envio das mensagens, o índice de contentamento foi de 77%.
Quando questionados sobre as expectativas relacionadas ao SMS como canal de marketing:
- 24% dos entrevistados querem saber com facilidade quem enviou a mensagem;
- 21% só aceitam receber SMS se autorizarem (Opt In);
- 20% esperam conteúdos interessantes; 18% desejam ser respeitados se optarem pelo descredenciamento do recebimento de uma marca (Opt Out);
- 17% querem ser respeitados se optarem por não receber nenhuma mensagem promocional, assim como já ocorre com os telemarketings.
Para os consumidores, mais importante do que autorizar o recebimento das mensagens por SMS é ter a possibilidade de parar de receber quando quiserem. Os clientes querem respeito, relevância e liberdade de escolha.
*Apresentam multiplicidade nos números, pois os entrevistados puderam escolher mais de uma opção.
Fonte: Zenvia – http://www.zenvia.com.br/ [Webinsider]
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Vicente Tardin
Vicente Tardin (vtardin@webinsider.com.br) é jornalista e criador do Webinsider. É editor experiente, consultor de conteúdo e especialista em gestão de conteúdo para portais e projetos online.