Tenho certeza de que você sabe o que é spam: propagandas não solicitadas, irrelevantes e inoportunas, certo?
O problema é que grande parte do que chamamos de marketing é na verdade puro spam. Utilizando essa definição abrangente, podemos incluir os e-mails, comerciais da TV e do rádio, carros de som que passam nos bairros da periferia, telemarketing que liga sempre nas piores horas para oferecer serviços que você não dá a mínima.
Mas então qual seria o contrário de spam?
Mensagens solicitadas, relevantes, recebidas em momento oportuno. Podemos incluir aí websites bem desenvolvidos facilmente encontrados em uma busca, vídeos comerciais e informativos, artigos interessantes, manuais e guias do tipo “faça você mesmo (utilizando nossos produtos)”, palestras sobre como economizar utilizando o [produto que você está vendendo], etc.
Em algum momento pensaram que marketing é interromper e vender.
Não!
Marketing de verdade é entregar algo de valor, sempre!
É criar relacionamentos. Marketing é entender para atender. O resto é spam. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Bye bye spam: ele vai acabar em poucos anos
- Marketing de permissão para leigos
- Para entender o marketing multinível
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Daniel Rodrigo Bastreghi
Daniel Rodrigo Bastreghi é sócio administrador e Consultor de Marketing na DRB.MKT. Atua no planejamento, orientação e assessoria de ações integradas de marketing digital, pesquisas e implantação de sistemas MarTech.