Estava lendo as notícias do dia na internet quando me deparei com uma chamada em que o diretor Nilton Travesso dizia:
“Nos meus 61 anos de televisão, nunca vi a notícia de que um cenário de programa deu 11 pontos”.*
Ele falava sobre a mudança editorial do Fantástico, em que a ambientação fora privilegiada em detrimento ao conteúdo.
Muita maquiagem, pouca informação
Essa mudança no programa ajudou o índice de audiência despencar. Em uma análise superficial podemos constatar que as pirotecnias e maquiagens até impactam num primeiro momento, entretanto, elas não se sustentam ao longo do tempo.
Quem deseja vida longa e próspera precisa investir na qualidade e em um conteúdo exclusivo, relevante e interessante para o seu público.
Quantas empresas, sites e projetos com grande potencial surgem bombasticamente, fazem barulho e somem na mesma velocidade na qual apareceram?
Bons conteúdos precisam, além de informar, instigar e emocionar, ou seja, devem trazer o leitor/telespectador/ouvinte/etc. para junto do negócio. E hoje, mais do que nunca, é preciso interagir com as pessoas, não só fazer uma comunicação unilateral.
A nossa voz deve ser clara e agradável e os nossos ouvidos devem ser atentos.
O mundo mudou e as relações também. Então, não basta apenas apresentar um conteúdo bacana, é preciso ir além e envolver as pessoas e fazê-las parte integrante do projeto.
O “curtir e compartilhar” não está mais restrito às redes sociais. E sai ganhando quem entender que, acima de tudo, o bom conteúdo é aquele que ajuda a criar um relacionamento de valor.
Até mais!
* Link de referência: http://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/televisao/nunca-vi-cenario-dar-audiencia-critica-ex-diretor-do-fantastico-3609 [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- O conteúdo sem cabeça: não confie em tudo que lê
- O profissional 3.0 e os nichos de conhecimento
- A sua relevância na internet depende de conteúdos de qualidade
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Eduardo Kasse
Eduardo Massami Kasse (@edkasse) é escritor, palestrante e analista de conteúdo. Subeditor do Webinsider. Mais em onlineplanets.com.br e eduardokasse.com.br.