YouTube repete o erro da TV de massa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Toda Revolução Cognitiva traz para a sociedade o aumento radical da Taxa de Canais Horizontais para a sociedade. Saímos de uma Alta Taxa de Controle das Ideias para um ambiente em que essa taxa tende a baixar ao longo do tempo.

E isso implica que haverá espaço para novas ideias circularem na sociedade, principalmente dos divergentes, aqueles que estão fora da curva, sejam artistas, empreendedores, pensadores, líderes políticos.

Se aumenta, assim, a Taxa de Diversidade e um conjunto de ideias hegemônicas passa a ser sistematicamente questionado, um primeiro passo para se procurar um novo modelo para promover uma nova Governança da Espécie.

Podemos identificar nesse movimento, as seguintes etapas:

  • surgimento de novos Canais Horizontais sem remuneração, que entram como alternativa de difusão de ideias. Os divergentes ficam à margem da remuneração, mas com pouca sustentabilidade;
  • transformação destes Canais Horizontais para se ter remuneração e mais sustentabilidade.

Isso se dá em todas as áreas chamadas alternativas.

Um exemplo é a venda de produtos orgânicos. É algo não incentivado pelo ambiente produtivo atual e precisa criar uma nova cultura de produção e um canal de escoamento. Para que aqueles que queiram viver de produção orgânica possam passar a viver disso.

Ou seja, é preciso criar a Indústria do Orgânico, com canais de produção e distribuição para que possam se disseminar na sociedade.

O problema é que a lógica de produção, devido a Alta Taxa de Ganância do final de uma Contração Cognitiva empurra e não incentiva esse novo modelo.

O setor incentivador de novos projetos, que investe, está mais voltado para uma outra lógica.

É preciso criar fontes alternativas de investimento, que tenham uma Taxa menor de Ganância, que envolva mais princípios para que esse tipo de projeto possa florescer.

Uma alternativa que aparece é o Crowdfunding, por exemplo, em que projetos que não recebem apoio passam a oferecer.

YouTube remunera errado

youtube-audience-600x369Um exemplo típico são os milhares de produtos de vídeo no YouTube versus a remuneração que é feita. O YouTube – uma rede de produtores de vídeos amadores – tende a incentivar o pagamento de anúncios apenas para os blockbusters, relegando os demais a segundo plano, apesar de colocar anúncio no vídeo de quem se candidata.

Ou seja, a lógica é horizontal, mas o compartilhamento do valor é vertical, favorecendo, sem princípio, quem se massifica ou atende a um público maior, repetindo o erro do modelo da televisão de massa.

Ao invés de criar uma indústria nova de produtos de vídeos alternativos, permitindo uma nova e pulverizada indústria de vídeo, prefere seguir a mesma lógica da televisão. Assim, mata-se a Indústria Emergente, criando uma latência por algo que consiga promovê-la mais adiante.

O que está por trás disso?

O YouTube trabalha com a nova Governança da Espécie na produção, mas não a adotou na distribuição do valor gerado, o que é cria uma desarmonia, que mais adiante o levará a uma crise.

  • Ou haverá uma revolta dos produtores;
  • Ou, o que é mais provável, um novo modelo alternativo que consiga ser Governança 3.0 mais pura: na produção e na distribuição do valor gerado.

Enquanto não houver essa “cauda longa” de distribuição do lucro, os modelos alternativos ainda ficarão à margem. Arrisco dizer que a grande macrotendência para os próximos anos é o surgimento dessa Governança 3.0 mais pura, em que haverá mais sintonia entre estes dois extremos.

É isso, que dizes? [Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Avatar de Carlos Nepomuceno

Carlos Nepomuceno: Entender para agir, capacitar para inovar! Pesquisa, conteúdo, capacitação, futuro, inovação, estratégia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *