Ele não é novidade, mas ainda é muito eficiente – afinal, quem foi que disse que apenas coisas novas são eficientes? Ele também está em nosso dia a dia muito antes de se fazer publicidade no Facebook, Twitter ou outras redes sociais. O nome dele é e-mail marketing.
Muita gente o confunde com spam, ou não sabe utilizá-lo direito, mas acontece que esta ferramenta é essencial para manter um relacionamento com o cliente e também para promover seus produtos e conseguir boas vendas.
Começando do começo
Mas como conseguir uma lista de e-mails boa e consistente? O trabalho é de formiguinha. Você pode oferecer ao visitante de sua página um cupom de desconto para a primeira compra, ou então algum conteúdo, em troca da assinatura da newsletter. Mas atenção: você tem que informar que enviará conteúdos relativos ao seu negócio e que o assinante pode deixar de receber os e-mails quando quiser. É uma relação de troca: você quer que ele receba seus e-mails para comprar seus produtos e ele quer assinar este e-mail para receber alguma vantagem na hora da compra.
Também é interessante escolher uma boa ferramenta de e-mail marketing para que estes conteúdos sejam disparados. Para quem está começando, existem opções gratuitas e com algum limite de disparos mensais. É importante, porém, analisar a possibilidade de assinar um destes serviços para conseguir usufruir por completo desta ferramenta.
Com a mão na massa
Um bom e-mail marketing é feito através de muito teste e muita criatividade. E a primeira fase desta empreitada está no título do e-mail. Ele é determinante na hora em que o usuário abre a caixa de entrada e vê aquela mensagem não lida.
Também é interessante realizar o envio de mensagens através de testes A/B. Ou seja, através da ferramenta de e-mail marketing, são enviados dois e-mails – cada um com um título diferente. Aquele que tiver a maior taxa de abertura será o eleito para ser enviado ao resto da lista de clientes. Testes A/B são muito importantes para que você saiba se está seguindo um bom caminho na construção de um título eficiente.
O recheio do sanduíche
Com as pontas preparadas, é preciso pensar no conteúdo, no recheio do e-mail. Assim como em uma loja virtual, uma boa foto é fundamental para apresentar o produto em destaque. Mas não se valha apenas dele! É preciso pensar também no texto que vai junto com o e-mail. Coloque alguma informação complementar, auxilie seu cliente na utilização de algum produto. Instigue-o! Faça com que ele queira entrar novamente na sua loja!
Quanto mais segmentado, melhor
Já expliquei em outros artigos sobre a importância de segmentar o seu negócio e encontrar o seu nicho de atuação. Tendo este pensamento na cabeça, acredito que fica muito mais fácil você enviar um e-mail mais assertivo para seus clientes.
De qualquer forma, é importante segmentar os clientes da sua lista. Procure, pelo menos, enviar um e-mail com promoções para os homens e outro para as mulheres. Este é o grupo mais básico de segmentação – e já faz algum efeito. Mas eu diria que é possível fazer mais! Com algumas ferramentas você consegue mensagens mais efetivas, baseadas no histórico de compras do cliente.
Também é interessante enviar um e-mail em casos de abandono de carrinho. Em uma loja virtual, 67% dos carrinhos são abandonados pelos clientes. Enviar um e-mail oferecendo um desconto é altamente vantajoso. Da porcentagem citada anteriormente, 30% consegue ser recuperada com o e-mail marketing!
Portanto, pesquise uma boa empresa que ofereça esta ferramenta. Se ficar em dúvida, envie e-mail para o serviço ou procure algum empreendedor digital que também possui a ferramenta desta empresa. O que não vale é ficar de fora do e-mail marketing. [Webinsider]
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