A relevância do nosso perfil LinkedIn junto da nossa rede contatos é crucial! Se o nosso perfil não aparece nos resultados de pesquisa efetuados pelos usuários, então não existimos!
A pesquisa no LinkedIn é a atividade número 1 dos usuários. Este artigo vai apresentar e esclarecer todos os segredos desta operação super importante para vocês!
1º ponto – Mecanismo de pesquisa do LinkedIn
Quando efetuamos uma pesquisa no LinkedIn, o sistema devolve os resultados de usuários pela seguinte ordem de relevância:
- Contatos de 1º grau, com perfis all-star ou campeão, que têm mais contatos em comum e mais grupos partilhados e classificados por ordem decrescente de relevância das palavras-chave;
- Contatos de 2º grau, com perfis all-star ou campeão e classificados por ordem decrescente de relevância das palavras-chave;
- Contatos com perfis all-star ou campeão que estão em grupos comuns e classificados por ordem decrescente de relevância das palavras-chave;
- Contatos de 3º grau, perfis all-star ou campeão e classificados por ordem decrescente de relevância das palavras-chave;
Em seguida…
- Contatos de 1º grau, perfis especialistas (incompletos), que têm mais contatos em comum e mais grupos partilhados e classificados por ordem decrescente de relevância das palavras-chave;
- Contatos de 2º grau, perfis especialistas (incompletos) e classificados por ordem decrescente de relevância das palavras-chave;
- Contatos com perfis especialistas (incompletos) que estão em grupos comuns e classificados por ordem decrescente de relevância das palavras-chave;
E ainda…
- Contatos de 3º grau ou outros fora da rede, com perfis all-star ou campeão e classificados por ordem decrescente de relevância das palavras-chave;
- Contatos de 2º grau, perfis especialistas (incompletos) e classificados por ordem decrescente de relevância das palavras-chave;
- Todos os usuários LinkedIn com perfil ainda mais incompleto;
2º ponto – Ter um Perfil Campeão ou All-star
Garanta que o seu perfil está completo. Vamos ver:
Sete passos para que o seu Perfil LinkedIn esteja completo (Campeão ou All-star)
- Adicione uma foto ao seu perfil;
- Apresente uma posição / cargo atual;
- Liste um mínimo de duas posições passadas que realizou, juntamente com as descrições destas funções;
- Liste cinco ou mais habilidades no seu perfil;
- Preencha o seu código postal (CEP) e Indústria / Setor;
- Adicione as entidades onde obteve a sua formação académica ou profissional;
- Tenha 50 ou mais contatos de 1ºgrau.
Vamos lá corrigir este problema ou confirmar que temos o perfil completo. Quando clicamos na opção de Perfil, devemos visualizar uma pequena informação lateral do lado direito da tela com a FORÇA do PERFIL.
3º ponto – Como ganhar relevância na rede LinkedIn – 1ª parte
Para ganhar relevância na rede LinkedIn e começar a surgir nas páginas de resultados dos seus clientes, empregadores, parceiros e outros tem que realizar os seguintes passos:
- Aumentar a sua rede de contatos (não só começará a surgir nas pesquisas destes contatos, mas também na rede deles – contatos de 2º grau!).
- Vamos desenvolver contatos em potenciais clientes, empregadores, recrutadores e afins. Mas sempre tenha critérios.
- Participar em grupos onde podem estão os potenciais clientes, empregadores, parceiros e outros. Pode e deve estar em 50 grupos (máximo por usuário). Ao participar de um grupo com potencial cliente e se este fizer uma pesquisa por profissionais com as suas características, você vai aparecer nos resultados.
3º ponto – Como ganhar relevância na rede LinkedIn – 2ª parte
Para ganharmos relevância, precisamos de compreender que o processo de pesquisa faz-se com a introdução de palavras-chave e a seleção de determinados filtros de pesquisa (7 na versão gratuita de perfil e mais 7 nas versões avançadas). O perfil LinkedIn deve ser rico em palavras-chave! Não vamos conseguir obter excelentes posicionamentos em muitas palavras.
Selecione as palavras-chave que pretende destacar no seu perfil.
Exemplo:
- O seu próprio nome (quando existem muitos nomes iguais);
- Nome da Empresa;
- Área de negócio, especialidade, mercado.
Onde vamos colocar PALAVRAS-CHAVE?
Vou enumerar os lugares-chave para incluir estas palavras-chave. Este é o SEGREDO!
1º Título Profissional.
2º Resumo.
3º Títulos dos cargos atuais (texto que aparece a negrito).
4º Títulos dos cargos anteriores.
5º Projetos (texto que aparece a negrito).
6º Descritivos dos cargos atuais e anteriores.
Faça as alterações e veja as diferenças quando fizer novamente pesquisa. O seu perfil terá que surgir nos primeiros resultados. [Webinsider]
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Rui Pedro Caramez
Rui Pedro Caramez ( www.linkedin.com/in/caramez) - Docente Universitário, Formador e Consultor Especialista na Área de Marketing Digital. Em 2009, editou o livro “Linkedin – como rentabilizar a sua presença online". Administra o projeto Linkedportugal dedicado a analise da rede Linkedin - www.linkedportugal.com.