Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

O ego está em todos. Ele nos torna vaidosos, orgulhosos, defensivos, agressivos, cegos, invejosos, obcecados e, por que não dizer, idiotas. Trata-se de um sistema psicológico defensor da personalidade que mantém os medos e aflições  em um ponto cego, fora da percepção. Isso acaba por distorcer nossa leitura do mundo e das verdadeiras emoções. Segundo muitos psicólogos, sem o ego morreríamos de angústia.

Apesar de sua função protetora, o ego nos torna maus profissionais e seres humanos. Na administração, marketing e comunicação, conhecidas como ciências do “depende” e da criatividade, seus sintomas estão tão presentes que chegam a preocupar. Quando tudo depende, fica muito fácil encontrar uma lógica mais favorável para justificar más escolhas e comportamentos.

Esteja atento a alguns dos sintomas do ego, nos outros e, principalmente, em você mesmo:

  • Ser comparativo;
  • Agir defensivamente;
  • Exibir superioridade ou inferioridade;

É muito comum ver esses elementos nas reuniões entre empresários e agências de marketing e propaganda. Quanto mais inflados forem os egos, maior será o risco de fracasso e conflito. Transcender o próprio ego é fundamental para obter uma leitura mais correta das situações. Ele não pode, nem deve ser eliminado, mas pode ser mitigado através de um trabalho constante de autoconhecimento e amadurecimento.

Esteja atento às oportunidades para reduzir as interferências do ego:

  • Abra-se verdadeiramente para novas ideias;
  • Entre em contato com seus sentimentos, sejam eles agradáveis ou desagradáveis;
  • Não julgue.

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider

Avatar de Daniel Rodrigo Bastreghi

Daniel Rodrigo Bastreghi é sócio administrador e Consultor de Marketing na DRB.MKT. Atua no planejamento, orientação e assessoria de ações integradas de marketing digital, pesquisas e implantação de sistemas MarTech.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *