O ego está em todos. Ele nos torna vaidosos, orgulhosos, defensivos, agressivos, cegos, invejosos, obcecados e, por que não dizer, idiotas. Trata-se de um sistema psicológico defensor da personalidade que mantém os medos e aflições em um ponto cego, fora da percepção. Isso acaba por distorcer nossa leitura do mundo e das verdadeiras emoções. Segundo muitos psicólogos, sem o ego morreríamos de angústia.
Apesar de sua função protetora, o ego nos torna maus profissionais e seres humanos. Na administração, marketing e comunicação, conhecidas como ciências do “depende” e da criatividade, seus sintomas estão tão presentes que chegam a preocupar. Quando tudo depende, fica muito fácil encontrar uma lógica mais favorável para justificar más escolhas e comportamentos.
Esteja atento a alguns dos sintomas do ego, nos outros e, principalmente, em você mesmo:
- Ser comparativo;
- Agir defensivamente;
- Exibir superioridade ou inferioridade;
É muito comum ver esses elementos nas reuniões entre empresários e agências de marketing e propaganda. Quanto mais inflados forem os egos, maior será o risco de fracasso e conflito. Transcender o próprio ego é fundamental para obter uma leitura mais correta das situações. Ele não pode, nem deve ser eliminado, mas pode ser mitigado através de um trabalho constante de autoconhecimento e amadurecimento.
Esteja atento às oportunidades para reduzir as interferências do ego:
- Abra-se verdadeiramente para novas ideias;
- Entre em contato com seus sentimentos, sejam eles agradáveis ou desagradáveis;
- Não julgue.
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Id, ego, superego.. e Freud, teria um blog?
- Desenvolvimento de software: competição e ego
- Toda boa ideia nova tem um pouco de ridículo
…………………………
Conheça os cursos patrocinadores do Webinsider
- TreinaWeb – Cursos de Tecnologia da Informação – treinaweb.com.br/cursos-online
Daniel Rodrigo Bastreghi
Daniel Rodrigo Bastreghi é sócio administrador e Consultor de Marketing na DRB.MKT. Atua no planejamento, orientação e assessoria de ações integradas de marketing digital, pesquisas e implantação de sistemas MarTech.