Como a Teoria das Relações Humanas enxerga a comunicação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

A Teoria das Relações Humanas analisa a comunicação no ambiente profissional sob o ponto de vista da liderança, da comunicação e da organização informal. Analisemos estes três aspectos e seus desdobramentos no ambiente de trabalho.

Conceito de Liderança

A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, tanto em empresas como em seus departamentos. De acordo com os Humanistas, o exercício da liderança pode se manifestar das seguintes formas:

  • Liderança como um fenômeno de influência interpessoal exercido por meio de um processo de comunicação humana com a finalidade de um ou mais objetivos específicos;
  • Liderança como um processo de redução da incerteza de um grupo; nesse caso, os Humanistas consideram a capacidade de ser líder como um processo contínuo de escolhas que permitem que a empresa caminhe em direção às suas metas, apesar de todas as perturbações internas e externas.
  • Por fim, a liderança como uma relação funcional entre líder e subordinados na qual aquele é visto como possuidor ou controlador dos meios necessários para a satisfação das necessidades dos integrantes do grupo.

A comunicação

A comunicação consiste na troca de informações entre pessoas ou, em outras palavras, é o instrumento que torna uma mensagem ou informação comum a todos os membros de um determinado grupo.

A comunicação apresenta duas finalidades principais: proporcionar informação e compreensão necessárias para que as pessoas dentro do contexto empresarial possam exercer suas funções; e de promover as atitudes necessárias para a promoção de motivação, cooperação e satisfação nos empregados.

Entretanto, de acordo com os Humanistas, há graves equívocos de comunicação dentro das organizações, que podem ser solucionados a partir da tomada das seguintes iniciativas:

  • Garantir a participação das pessoas dos níveis hierárquicos inferiores nas discussões dos problemas da empresa;
  • Incentivar a franqueza e confiança entre indivíduos e grupos nas empresas.

Em síntese, a Teoria das Relações Humanas enfatiza os grupos em detrimento do comportamento individual, sendo a comunicação tratada como um fenômeno social.

Organização informal

O conjunto de interações e relacionamentos que são construídos entre as pessoas denomina-se organização informal, o que acontece em paralelo à organização formal, cuja constituição é baseada pela estrutura organizacional de órgãos, cargos, relações funcionais, níveis hierárquicos, etc.

A organização informal é formada por processos espontâneos de evolução social exercidos no seio de toda atividade humana organizada, sem que hajam objetivos determinados, conscientes ou precisos. Portanto, a organização informal se origina dos usos e costumes, das tradições, ideais e normais sociais, sendo traduzida por meio de atitudes e disposições baseadas na opinião, no sentimento e na necessidade de associação inerente aos indivíduos.

Crítica à Teoria das Relações Humanas

A Escola das Relações Humanas é duramente criticada pela interpretação inadequada e, por vezes, distorcida dos problemas envolvendo as relações industriais, seja do entendimento do problema do conflito e dos interesses conflitantes entre os empregados e as organizações, seja da própria percepção das causas e das implicações do conflito mencionado. [Webinsider]

. . . .

http://br74.teste.website/~webins22/2017/04/21/a-educacao-como-agente-de-mudanca-de-voto/

Leia também:

Avatar de Artur Salles Lisboa de Oliveira

Artur Salles Lisboa de Oliveira é especialista em Escrita Criativa pela Universidade da California Berkeley. Twitter @artur_slo.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *