Atuo no mercado de e-commerce há muito tempo e, não são raras as vezes que empreendedores de lojas virtuais me pedem indicações de especialistas ou agências de marketing digital para realizarem este serviço em seus empreendimentos.
Este é um pedido que costumo ter muito cuidado em passar, pois esta é uma área onde existem muitos profissionais que são competentes e outros que acham que são. Por isso resolvi escrever este artigo com algumas dicas para quem procura um profissional da área.
É fácil assinar um e-mail ou um cartão de visitas dizendo que é um especialista em marketing digital — e isto vale também para outras profissões que oferecem outros serviços.
Eu costumo dizer que não adianta comprar um jaleco e um estetoscópio para virar um médico. Muito menos colocar um capacete e uma roupa prateada para se tornar um astronauta. O mesmo vale para especialistas em marketing digital.
A dica principal que dou para quem está procurando algum profissional da área é: pesquise! Pense que você está contratando mais um fornecedor de serviço para sua empresa. Da mesma forma que você pesquisa o fornecedor dos produtos que você vende, da plataforma de e-commerce que você tem sua loja, da ferramenta de ERP, é essencial observar como atua o profissional ou a agência de marketing digital que você vai fechar contrato.
Não acredite apenas no cartão de visitas ou na assinatura de e-mails. Tente pesquisar o portfólio da empresa ou do especialista e veja quais foram os resultados obtidos. Veja o que os clientes falam da empresa, se possuem alguma insatisfação ou ressalva.
Identifique os serviços oferecidos
É importante também observar quais serviços serão oferecidos. O marketing digital possui um guarda-chuva que abrange diversas ações que levam prazos distintos para a obtenção de um determinado resultado.
Estreitar e melhorar o relacionamento da empresa com o público-alvo, por exemplo, requer um plano de estratégias que envolvem ações de curto, médio e longo (ou até mesmo longuíssimos) prazos. Muitas vezes, esse tipo de serviço pode parecer intangível para quem está contratando.
Lembre-se: o trabalho de marketing digital exige tempo. Ele não é barato e demanda muito esforço. Portanto, veja quais são os relatórios que este profissional irá entregar, que tipo de métricas ele irá utilizar e, principalmente, como será feito o planejamento destas ações.
Desconfie dos mirabolantes
Se lhe oferecerem o serviço por um preço muito abaixo do mercado e com resultados muito miraculosos em pouco tempo, desconfie.
Veja também se as estratégias que este profissional irá tomar combinam com as suas. Alinhe com ele quais são suas expectativas e o que você está comprando.
Desta forma, conversando e analisando o trabalho oferecido antes de assinar o cheque, você poupará complicações e não ficará frustrado com o serviço no futuro. [Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Landing pages: suas funções e elementos
- Sonhe grande no e-commerce, mas comece pequeno
- Como o seu negócio se relaciona com os clientes?
- O e-commerce iniciante sem experiência em redes sociais
- O visitante entrou no site, e agora?
- Qual é a melhor cor para o botão Comprar?
…………………………
Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo
>>> Veja como atuamos.