O contexto no qual uma decisão precisa ser tomada interfere na qualidade da decisão e no comportamento dos envolvidos. A disponibilidade de tempo para avaliar alternativas e a natureza do problema ou desafio que precisa ser solucionado são alguns exemplos de interferências no processo decisório.
Se desejamos escolher melhor, então é importante ter uma boa percepção do contexto. A boa percepção pode harmonizar expectativas e ajudar na aplicação correta dos esforços.
Para desenvolver o processo de percepção, podemos recorrer o modelo Cynefin, desenvolvido por Dave Snowden, em 1999, na IBM.
Veja o quadro abaixo:
Snowden diz que os desafios, problemas ou projetos podem ser categorizados. Veja:
Desafios Complexos
Problemas com alto grau de incertezas. Causas e efeitos são parcialmente conhecidos. Faltam informações e clareza. Há grandes dificuldades para reproduzir resultados em contextos diferentes. As decisões tendem a ser uma aposta, um ato de fé.
Exemplos. Abrir um novo negócio, desenvolver uma nova tecnologia, mudar de profissão.
Recomendações: reduzir ao máximo o nível de incertezas levantando informações; monitorar constantemente os resultados; cercar-se de pessoas experientes; ser resiliente.
Desafios Complicados
Problemas com poucas incertezas, porém repleto de detalhes e especificações. As causas e efeitos são conhecidos. É possível reproduzir resultados em contextos diferentes. Contudo, trata-se de um desafio extenso que requer grande conhecimento, talvez de diferentes especialidades.
Exemplos. Construir uma ponte, projetar um avião, desenvolver um sistema, planejar uma longa viagem.
Recomendações: Dar liberdade e autonomia aos especialistas; certificar-se de que são devidamente qualificados, maximizando seus recursos e reduzindo interferências; verificar a existência de planos e documentações; verificar a existência e o envolvimento dos gerentes de projeto.
Desafios Caóticos
Problemas urgentes, repentinos. Há muita incerteza e as informações são escassas e desencontradas. Causas e efeitos são desconhecidos. Há pouquíssimas informações disponíveis. As pessoas estão perdidas e desorganizadas.
Exemplos. o principal cliente ameaça cancelar o contrato, queda repentina de todos os sistemas, o prédio está pegando fogo.
Recomendações: focar na estabilização; gerir a crise; isolar problemas; criar planos de prevenção; mapear riscos; extrair e difundir lições aprendidas.
Desafios Simples
Desafios já conhecidos e superados com frequência e facilidade. Requerem poucas informações e pouco conhecimento. Há facilidade para reproduzir os mesmos resultados em variadas situações.
Exemplos. fabricar mais unidades de um produto, rotinas administrativas, pintar a casa, fazer o almoço.
Recomendações: definir padrões e procedimentos de qualidade; otimizar produção; automatizar.
Identificar o contexto do desafio torna mais fácil o processo de investigação e solução. As mesmas categorias criadas por Snowden podem ser dispostas em um gráfico que cruza duas variáveis: certeza e consenso.
Analisando o gráfico, podemos prever alguns comportamentos. De acordo com o nível de certezas e consenso, identificamos o tipo de decisão que está em jogo:
O modelo também pode ilustrar o processo de mudanças. Toda mudança inicia-se com a ruptura de um contexto simples. Inesperadamente, algo interfere causando desorganização e discórdia. Então, o contexto torna-se caótico. Com o tempo, os envolvidos vão compreendendo o novo contexto e tornam-se capazes de identificar algumas causas e efeitos. O contexto torna-se complexo. Com o aprofundamento do estudo, fórmulas e sistemas são criados para organizar e agilizar. O contexto torna-se complicado. Até que um dia, os envolvidos reagem com facilidade e segurança, restabelecendo o estágio da simplicidade.
O modelo Cynefin é mundo rico e chega a descrever em linhas gerais os processos cognitivos necessários para tomadas de decisão em cada contexto. Trata-se de uma interessante ferramenta de formação de líderes e gestores. Pode-se utilizá-la para promover o entendimento e crescimento de toda a equipe. [Webinsider]
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Daniel Rodrigo Bastreghi
Daniel Rodrigo Bastreghi é sócio administrador e Consultor de Marketing na DRB.MKT. Atua no planejamento, orientação e assessoria de ações integradas de marketing digital, pesquisas e implantação de sistemas MarTech.