Há algumas décadas estudiosos do assunto consideravam a liderança como sendo a capacidade de uma pessoa persuadir a outra apenas com o poder de suas palavras. Além disso, também se acreditava que os indivíduos já nasciam com as características e as aptidões próprias de um líder.
Porém, atualmente, já se sabe que os valores, os ideais e as características do líder podem ser apreendidos através da sua experiência e do seu relacionamento com o meio ambiente.
Liderança é uma habilidade humana completamente subjetiva e nem todos aqueles que ocupam cargos gerenciais a possuem, pois conforme estudos apenas 15% dos líderes são natos. Ou seja, nasceram com as características próprias de um líder.
Mais recentemente outros autores passaram a definir a liderança como sendo “o uso da influência simbólica – não coercitiva – para dirigir e coordenar as atividades dos membros de um grupo a fim da realização dos objetivos desse grupo”.
Diante dessa afirmativa pode-se dizer que para que exista liderança são necessárias duas condições básicas:
- Tem que haver liderados;
- Ambos – líder e liderados – têm que ter os mesmos objetivos.
Sendo assim, aconselha-se aos atuais líderes algumas ações que podem torná-los eficazes:
- Constituir a sua própria equipe com pessoas mais heterogêneas possíveis. A consequência disso é que as pessoas irão interagir com outras, cujos pontos de vistas sobre vários assuntos é completamente diferente e, certamente, isso é uma boa oportunidade de aprendizado.
- Treinar continuamente sua equipe. Ao fazer isso, o líder estará demonstrando aos seus liderados sua habilidade técnica no assunto e, dessa forma, ele será respeitado por isso sem precisar ser arrogante e dizer que domina o assunto mais do que eles.
- Planejar o trabalho sintonizando-o com as capacidades individuais da sua equipe. Dessa forma o líder utiliza as habilidades de cada um de maneira precisa para cada tarefa a ser realizada.
- Motivar sua equipe de trabalho. É tarefa do líder manter sua equipe sempre motivada a fim de alcançarem juntos seus objetivos.
- Monitorar e avaliar o desempenho do seu grupo. Monitorar significa cobrar e isso é tarefa do líder. Além disso, todos nós gostamos de saber como estamos indo no nosso trabalho. Daí, a avaliação de desempenho.
- Recompensar o desempenho positivo de seus colaboradores. Uma das principais formas de motivar pessoas é recompensá-las por terem alcançado suas metas.
- Demonstrar confiança na sua equipe. Trata-se de uma das principais tarefas do líder, embora todos precisam estar cientes de que o líder cobra resultados.
- Fornecer uma ampla visão do mercado aos seus seguidores. É tarefa do líder mostrar aos liderados sua importância no esquema organizacional; ou seja, os liderados precisam estar cientes da sua importância nos resultados organizacionais.
[Webinsider]
…………………………
Leia também:
- Liderança eficiente com simplicidade e objetividade
- Boas práticas de liderança para ajudar na produtividade do time
- Oito passos para melhorar a sua liderança
Julio Cesar Santos
Julio Cesar Santos (@profi59) é professor, consultor e palestrante. Autor do livro: “Qualidade no Atendimento ao Cliente” e coautor de "Trabalho e Vida Pessoal - 50 Contos Selecionados". Blog: Profigestão.