Inovação: já pensou em uma identidade sonora para a sua marca?

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Seja bem-vindo ao mundo sonoro da Infraero! Com esse jeito simpático de falar está sendo conduzida, a partir de agora, a nova fase da Infraero. Sound branding é o nome da categoria que criou a nova experiência sonora que será aplicada em todos os seus 61 aeroportos e nos pontos de contato da marca com seus públicos. A novidade foi implementada no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro e em seguida será implementada no aeroporto de Congonhas em São Paulo. Os demais aeroportos do Brasil receberão a nova identidade sonora gradativamente.

Sound branding é a criação da identidade sonora da marca a partir dos seus atributos de personalidade. O grupo de trabalho, composto das áreas estratégicas da Infraero, da agência Bees e da Zanna Sound, primeira agência de Sound branding da América Latina, conduziu o estudo onde foram traçados os atributos de personalidade da marca. A partir desse estudo ficou definido que, se a Infraero fosse uma pessoa, ela seria uma mulher de 40 anos, alguém que subiu na vida pelo seu próprio esforço, experiente, dinâmica, atenciosa e conectada. Com base nesses atributos, foram criados os pilares estratégicos sonoros: a Música Infraero, os Logos Sonoros, a escolha da sua voz e do seu novo jeito de falar.

A Música Infraero mistura instrumentos internacionais e brasileiros de várias regiões, dessa forma retrata o Brasil com um toque internacional. Ela define o ritmo que a marca deseja imprimir nos seus espaços: dinâmico sem ser frenético e, ao mesmo tempo, feliz e acolhedor e será aplicada nos ambientes aeroportuários e em trilhas de filmes, SAC e eventos. Três logos sonoros foram criados para representar a marca em som. O Logo Sonoro vai antecipar as mensagens institucionais e ser aplicado em filmes, SAC, web, eventos e em todas as mídias que tiverem som; o Logo Atenção vai antecipar as mensagens operacionais e o Logo Comercial irá anteceder mensagens comerciais.

O projeto incluiu uma pesquisa de voz abrangente. De acordo com seus atributos, a voz é feminina e, por isso, foram convocadas para o teste seletivo mais de 60 locutoras e atrizes brasileiras. Na primeira etapa seis vozes foram selecionadas e na etapa seguinte foram escolhidas as três donas das vozes que mais incorporavam os atributos da personalidade da marca. A voz eleita é da Ana Paula de Aquino, atriz e locutora de renome.

Não queríamos apenas uma voz bonita e agradável. Queríamos alguém que pudesse materializar os atributos que traçamos para a marca, que fosse espontânea e não construída.

Além da voz, era preciso repensar o conteúdo das mensagens, o jeito de falar da marca, chamado de Tom Verbal. Todos os textos das mensagens para os passageiros foram reescritos de forma mais próxima e positiva: o “Infraero informa” foi substituído por “Olá passageiro”, o “É proibido brincar com suas crianças nos carrinhos” para “Olá pais ou responsáveis! Brinque com suas crianças sem utilizar os carrinhos. Eles são exclusivos para o transporte de suas bagagens.” e ainda: “O aeroporto encontra-se fechado e sem previsão para pousos e decolagens” para “Olá passageiro! Pousos e decolagens voltarão à normalidade assim que as condições meteorológicas melhorarem”.  O novo Tom Verbal oferece a mesma informação, porém de forma positiva. A ideia é deixar o passageiro mais tranquilo e tornar a sua permanência no aeroporto ainda mais agradável.

As mudanças na operação dos aeroportos no Brasil exigem da Infraero uma mudança na postura em relação ao passageiro, de forma que a empresa procure cativar o seu cliente, afirma o presidente da estatal, Gustavo do Vale.

O lançamento do sound branding foi realizado na sede da empresa esta semana em Brasília. O evento contou com a presença do Presidente da Infraero, Gustavo do Vale, do Diretor de Desenvolvimento Operacional, Geraldo Moreira Neves, da Superintendente de Marketing e Comunicação Social, Léa Cavallero e da Diretora de Criação da Zanna Sound, Zanna.

O Sound Branding começa um movimento importante de transformação para a marca e para a experiência que todos nós, usuários dos aeroportos, teremos. Agora a comunicação é mais positiva, atenciosa, próxima e vamos ter um ambiente mais aprazível através do novo som da Infraero.

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Zanna Lopes (zanna@zanna.net) é diretora de criação da Zanna Sound.

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