Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

“Três pessoas podem manter um segredo,
se duas delas estiverem mortas.”
Benjamim Franklin (Escritor e cientista norte-americano, 1706-1790)

privacidade“Vou te contar um segredo.” Todos nós já ouvimos ou falamos esta frase uma ou outra vez na vida. Intuitivamente sabemos que a partir deste momento, quando compartilhado, o segredo estará em risco e poderá ser revelado.

A própria palavra segredo vem do Latim secretus, que significa “à parte, isolado, oculto”, esta é a real natureza do segredo. Assim, até algum tempo atrás, o lugar ideal para guardar segredos era o cofre ou o ouvido de um amigo, o que me parece bem razoável.

Mas vivemos um novo tempo sem fronteiras. Como se já não bastasse milhões de internautas abrindo seus corações, expondo seus sentimentos e pensamentos mais íntimos sem absolutamente nenhum critério no Facebook, Twitter e WhatsApp, agora os prodígios da internet Web 2.0 estão lançando aplicativos para armazenar os “segredos” dos internautas: o Secret é somente um deles.

É preciso deixar claro que não existe protocolo de segurança ou criptografia tanto na transmissão quanto no armazenamento de dados 100% seguro, inquebrável.

Devemos ficar atentos, porque as redes sociais estão famintas demais por saber de nossa vida, nossos desejos e agora também nossos segredos.

Ideal mesmo, se você tem um segredo, é mantê-lo dentro do seu próprio cérebro, este sim, inviolável. Ao menos por enquanto.

Referências

KEEN, A. (2012) Vertigem digital – Porque as redes sociais estão nos dividindo, diminuindo e desorientando. Zahar Editora, Rio de Janeiro.

MURER, R. (2012) Spammers, falsos perfis e hologramas virtuais.

MURER, R. (2011) Como cons(des)truir sua reputação. Ciberespaço. Webinsider.

SOLOVE, D. J. (2008) Do Social Networks Bring the End of Privacy? Scientific American.

[Webinsider]

…………………………

Leia também:

…………………………

Conte com o Webinsider para seu projeto de comunicação e conteúdo

>>> Veja como atuamos.

Avatar de Ricardo Murer

Ricardo Murer é graduado em Ciências da Computação (USP) e mestre em Comunicação (USP). Especialista em estratégia digital e novas tecnologias. Mantém o Twitter @rdmurer.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on pocket

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *